
O “Sol” é um elemento presente em muitas crenças, rituais e costumes desde a Antiguidade, representando a Força Vital e o Poder Cósmico, e por isto aparece em muitos Mitos da criação do mundo. Na Alquimia, a estrela simboliza a Perfeição e para os Chineses, representa o Poder Imperial. Mas, no geral o “Sol” é um Símbolo que representa o Amor, a Luz, a Realeza e o Nascimento.
Em algumas Tradições o “Sol” era considerado o “Pai Universal”, como por exemplo na Mitologia Australiana, onde ele era chamado de “Filho de Deus”. No Cristianismo, o ciclo solar, do nascer ao pôr do “Sol”, esse espetáculo da natureza, foi comparado ao Símbolo do Nascimento, da Morte e da Ressurreição de Cristo. Assim, o nascer do “Sol” representa a Esperança, o Novo, o Nascimento, a Alegria e a Juventude.
O “Sol” na Astrologia Ocidental simboliza a Vida, a Luz, o Poder e a Força. Representa também o lado “Yang” – sendo a “Lua” o lado “Yin” -, a masculinidade e o elemento Fogo. Para os Japoneses em especial, o “Sol” é um emblema nacional, de modo que está representado na bandeira do país em forma de uma bola de fogo que representa o Sol Nascente.
Na Mitologia Egípcia, o Deus “Rá” foi chamado de “Deus Sol” em referência ao Espírito que brilha e anima todas as coisas. Ao longo do tempo, o “Sol” também foi associado a “Hórus”, “Sobek” e “Khnum”, todos ligados ao mundo Espiritual. Na Mitologia Grega, “Eos” era a Deusa do Amanhecer, por isso era representada com o corpo coberto de orvalho matinal, simbolizando a Juventude e a Esperança.
Presente em toda a existência humana, o “Sol” sempre está associado a Grandeza e Força. E longe do Símbolo, o “Sol” é de suma importância para a Vida como a conhecemos. Ele rege todo o equilíbrio e com a mesma força que brilha no ocidente também brilha no oriente, reforçando a ideia de que “Somos Um” e que a Humanidade está a caminho da Unidade.
Se gostou deste conteúdo, comente e marque os amigos. Compartilhe também este post em suas redes sociais.
Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Símbolos”.
Comentários