O “Diamante” é uma das pedras preciosas mais valiosas e admiradas do mundo. Além do seu valor comercial, o “Diamante” simboliza a Verdade, a Pureza, a Perfeição, a Dureza, a Maturidade, a Imortalidade, a Energia, o Sol.
O nome “Diamante” deriva do grego “Adamas” e significa “Invencível”, associação feita à sua durabilidade. Apesar do nome, foi na Índia que vieram os primeiros registros de sua aparição na superfície terrestre, a partir do século IX a.C.
Nas Tradições da Europa Ocidental, o “Diamante” opera afastando os maus espíritos e os pesadelos. Neste sentido, a pedra está associada também com a luminosidade do Sol, além de estar relacionada com a limpeza do ambiente e da energia.
Durante o Renascimento, o “Diamante” simbolizou a igualdade da Alma, a integridade do Caráter, a Fé, a Coragem, a Libertação do Espírito de qualquer temor.
No Budismo Tântrico, o “Diamante” simboliza o invencível Poder Espiritual, o Inalterável e o Imutável. Buda aparece em um trono de “Diamantes” irradiado pela Luz que emana das pedras, Símbolo de Força, de Verdade, de Perfeição. Para os Budistas Tibetanos, “Vajra” (No Hinduísmo, Vajra é o Cetro do Deus Indra), ou “Raio de Diamante”, é o Símbolo da Iluminação Espiritual e da Imutabilidade.
Na Alquimia Indiana, o “Diamante” é considerado a Pedra Filosofal simbolizando a Imortalidade. Muito utilizado nas meditações, acredita-se que os “Diamantes” absorvem as emoções e limpam a Alma.
O “Diamante” também é o Símbolo da Perfeição. Essa pedra preciosa é muito utilizada nos anéis de noivado e representa a Pureza da União matrimonial e a Fidelidade do casal. A durabilidade do “Diamante” evoca a Solidez de uma relação.
Na França, acredita-se que o “Diamante” simboliza a Sabedoria, a Inocência e a Fé, além de manter a União entre os esposos, chamada portanto, de Pedra da Reconciliação.
E Você, sabia dessas curiosidades sobre o “Diamante”? Responda nos comentários e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.
Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Símbolos”.