Durante a vida, você possivelmente já ouviu falar da expressão “amor pelo que faço”, que fala diretamente sobre o nosso profundo entusiasmo por algo que estamos empenhados em fazer acontecer, como por exemplo o amor ao trabalho, o amor pelos filhos, o amor às causas sociais e tantos outros exemplos. No entanto, devemos estender esse amor à condição humana, àquilo que nos faz sermos Seres Humanos.
Sem esse amor não há educação e, por consequência, estaremos longe dos Valores Humanos, isto é, as Virtudes que precisamos desenvolver para viver com Justiça e Bondade. Em nossa sociedade atual, infelizmente, poucos buscam e amam Valores e Virtudes para uma melhoria interna, mas se vislumbrarmos um mundo melhor, com amor à nossa condição humana, podemos alcançar esse objetivo.
Confúcio, um pensador e filósofo chinês já dizia: Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro.