A Ameaça Invisível: Como as Notícias Podem Afetar Sua Saúde Mental

Estamos adoecendo. Não apenas da saúde física, mas principalmente da saúde psicológica. Nos últimos anos, a quantidade de pessoas com depressão, ansiedade e outros traumas causados na psique vem crescendo assustadoramente. E apesar de buscarmos soluções, elas não têm sido eficazes. Hoje, incentivamos a ida a psicólogos e a psiquiatras, fazemos campanhas contra suicídio e depressão, mas esses esforços não parecem suficientes para reverter esse quadro. O que está acontecendo?

Quando observamos o cenário em que vivemos, nos parece – e de fato é – contraditório perceber que, em um mundo voltado para a informação, em que a tecnologia e a capacidade de curar enfermidades tenham chegado no seu auge, estamos vivendo uma crise na saúde psíquica. Pela lógica dos fatos deveríamos ser cada vez mais saudáveis, uma vez que estamos cientes dos perigos e temos dados ao nosso alcance para saber tratar esses momentos de pressão psicológica, não?

Esse é um exemplo clássico que nos faz diferenciar a sabedoria do conhecimento. O fato de possuirmos muitas informações não garante que saibamos usar – ou lidar – com aquilo que estamos entrando em contato. Por isso que, em síntese, podemos afirmar que a sabedoria não se expressa no fato de sabermos de algo, mas sim como lidamos com o que sabemos. E uma vez que não sabemos lidar com as múltiplas informações que nos chegam diariamente, em um ritmo cada vez mais acelerado, perdemos, naturalmente, nossa saúde mental. Como então podemos melhorar?

c5cb3e e8ae7ad3ce3c449c8473b1031d3685ce mv2

Aprendendo a lidar com as notícias diárias

Primeiramente, devemos entender que a saúde não é apenas o equilíbrio do corpo. Muitas vezes, nosso organismo está funcionando perfeitamente, porém, nossa mente está atormentada por problemas, desilusões e dúvidas que atormentam a nossa parte mais subjetiva. Portanto, também devemos buscar um equilíbrio em nossa psique. Assim como a atividade física é uma forte aliada para o nosso corpo, bons hábitos são fundamentais para um bom equilíbrio da mente e emoções.

E, definitivamente, não temos bons hábitos no campo psicológico: alimentamos traumas, deixamos nossos ambientes desorganizados, temos pensamentos mórbidos e consumimos de forma exagerada más notícias. Tudo isso gera emoções ruins que afetam diretamente nossa saúde. Consequentemente, esses fatores nos debilitam ao ponto de, muitas vezes, não conseguirmos melhorar o ânimo e acabamos passando horas a fio apenas sentindo tais emoções e tendo pensamentos negativos.

Parece um tanto quanto óbvio, porém, na vida prática, acabamos machucando nossa psique de forma quase perene. Basta refletirmos um pouco sobre os nossos hábitos: quantas vezes, ao se deparar com uma notícia ruim, sentimos o impulso de compartilhar isso com outra pessoa? Ao presenciarmos um acidente de trânsito, por exemplo, o que fazemos? Na maioria dos casos, ficamos curiosos, buscamos saber o que ocorreu e compartilhamos o que vimos com outras pessoas. Porém, de maneira objetiva, nossa psique presenciou algo chocante – muitas vezes impactante – e com que não estamos acostumados a lidar, logo, por que compartilhar tais choques com outras pessoas?

Esse é um pequeno hábito que afeta nossa saúde mental, mas que também está imerso em outros tantos campos da nossa vida que, por vezes, não o percebemos. Visto isso, um primeiro passo para uma boa higiene mental é uma mudança de hábitos, uma vez que nem sempre aquilo que fazemos é o melhor para a nossa psique. Um exemplo de como fazer isso é, num primeiro momento, perceber que tipo de notícias acabamos consumindo e como elas nos afetam.

É um fato que nos dias atuais a TV e as redes sociais estão recheadas de programas mórbidos, que relatam crimes, assassinatos e tantos outros tipos de violência. Assistir a esses programas para “ficar informado” é alimentar nossa psique com cenas duras e traumatizantes, além de criar uma falsa sensação de que o mundo se resume a tais tipos de notícias. Mesmo que tenham um caráter de informação sobre casos de violência, esse tipo de conteúdo não ajuda a melhorar a nossa saúde psicológica, ao colocar imagens fortes e narrar com detalhes os acontecimentos.

c5cb3e 522529ddaaf94a608c4f9a95d42621bd mv2

Nossa ânsia por nos informar acaba nos levando a consumir notícias que, no fim, acabam causando mais danos do que nos mantendo informados. Durante a última pandemia, havia pessoas que acompanhavam diariamente os números de mortes pela COVID-19 – é provável que ainda existam algumas que fazem isso. O impacto dessas informações e de outras semelhantes, que objetivamente não nos ajudam em nada, é gritante em nossa saúde mental. Não apenas por alimentar um medo em relação à doença, mas principalmente por servir de gatilho para crise de ansiedade, surtos e coisas do tipo.

Como melhorar nossa higiene mental?

Uma vez que entendemos a necessidade de nos mantermos puros, é importante refletir sobre como é possível manter uma psique saudável. Do mesmo modo que todos os dias fazemos uma higiene corporal, nossa psique precisa ser limpa para se manter bem e saudável. Como já falamos, o primeiro passo é parar de sujar a nossa psique, logo, se consumimos muitas notícias pesadas, é fundamental pararmos de ter acesso a essas informações – afinal, para alcançar a cura, é necessário se afastar do que nos adoece.

Assim como mudamos a dieta para melhorar nossa condição física, devemos também alterar nossos hábitos para fortalecer nossa psique. Claro que há diversos maus hábitos em nossas Vidas, mas, se começarmos a mudar os tipos de notícias que consumimos, já será um bom primeiro passo. Não estamos dizendo, entretanto, que devemos ser alienados ao ponto de não entendermos o que se passa no mundo ao nosso redor; porém, não precisamos passar horas lendo notícias sobre atentados, mortes e qualquer outro péssimo acontecimento que seja veiculado pelos meios de comunicação. 

Ao invés disso, desfrutemos de um livro clássico, ou de uma apreciação musical que busque equilibrar nossos pensamentos e sentimentos. O nosso psicológico, que desde os tempos de pandemia anda sob stress, merece um descanso e alívio. Então, que façamos a nossa parte e não deixemos nossa mente cair no engano de que queremos nos informar a qualquer preço, fazendo da morbidez um hábito que é diariamente alimentado.

c5cb3e 5c3906c510ae4d88b77e39828718e146 mv2

Da mesma forma que precisamos cuidar da nossa saúde e não permitir que o Coronavírus nos contamine, também devemos cuidar da nossa psique, para não sermos contaminados por esses tipos de emoções e pensamentos, e também não contaminarmos as outras pessoas.

Comentários

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.