Para alguns, o ano novo começa em 1º de Janeiro. Para outros, o ano só tem início após o carnaval, momento em que as aulas, trabalhos e projetos retornam com toda força. Mas como ter energia e vontade para chegar em dezembro sendo fiel a si mesmo e com a consciência tranquila por ter feito tudo aquilo que se propôs a fazer?
Normalmente, começamos um novo ciclo com muitos planos e desejos. Colocamos metas e até buscamos persegui-las, por um curto período de tempo. Como fazer, porém, para insistir naquilo a que nos propomos?
Foi pensando nessas questões que nós da Feedobem separamos seis conteúdos do nosso Portal que podem lhe ajudar nessa jornada diária!
Um dos males que nos tira energia é perceber que muitos dos desafios que nos propomos a enfrentar são difíceis de realizar. E pior do que isso, constatamos que não sabemos como conquistá-los. Assim, a dificuldade em aprender, o medo do novo e, acima de tudo, o medo de falhar nos colocam para baixo e nos fazem desistir antes mesmo do primeiro passo.
Quantas vezes abrimos mão de um novo projeto só de pensarmos que ele é “muito difícil” e que “não sei como fazer isso funcionar”? Essas frases não passam apenas pela sua cabeça, meu caro leitor, mas na de toda humanidade. Esse medo do novo é natural, afinal, desejamos o confortável, o conhecido. Aprender que não nascemos prontos e que o erro será natural nessa jornada faz parte do processo, apesar de parecer uma obviedade. Sendo assim, convidamos a todos a conhecer o texto “Nós não nascemos prontos: nunca é tarde para aprender”, elaborado por nossa equipe junto com um podcast que nos fará refletir sobre todos os desafios e o que impede nosso avanço frente aos percalços no caminho.
Nós Não Nascemos Prontos – Nunca é tarde para aprender
Vivemos no mundo da produtividade. Ao mesmo tempo, a todo momento, nossa mente busca válvulas de escape, distrações e nos rouba o momento presente. Entre a necessidade de produzir cada vez mais e a baixa concentração que nos tira do foco a todo instante, o que fazer?
Procuramos chaves para aumentar nossa produtividade, como esquemas e técnicas de estudo, mas será que é puramente uma questão de estratégia? Em “Como ser verdadeiramente produtivo”, buscamos apresentar aos nossos leitores uma maneira mais profunda de enxergar a necessidade de produzir e o que de fato nos tira a capacidade de avançar nesse assunto. Se queremos fazer mais e melhor as nossas atividades, é fundamental conhecer a nós mesmos e saber reconhecer o que podemos ou não fazer para melhorarmos o nosso desempenho.
Como ser Verdadeiramente Produtivo?
Todos nós desejamos o sucesso. Seja no campo profissional, pessoal ou nos nossos relacionamentos, o sucesso é uma meta que todos almejam. Mas qual a diferença entre alguém que alcança seus objetivos e quem não consegue realizá-los? Será que o sucesso é uma espécie de loteria e que alguns afortunados são premiados em meio a um mar de azarões? Evidente que não.
Seguindo a máxima de que o universo é mental, é fundamental entender como pensa uma pessoa bem-sucedida e notar como ela se comporta diante dos momentos de tensão, das frustrações, e qual sua resposta a todos esses estímulos negativos. Assim, o caminho do sucesso não é uma receita de bolo em que basta seguir um passo a passo, mas uma verdadeira saga em desenvolver virtudes e habilidades que te levarão ao sucesso.
Em nosso texto “Como pessoas bem sucedidas pensam” buscamos apresentar algumas dicas para que possamos redirecionar nossa perspectiva sobre o sucesso e caminhar em direção a essa tão sonhada meta.
Como Pessoas Bem Sucedidas Pensam
Para alcançar qualquer objetivo na vida, precisamos de disciplina. Uma criança que está aprendendo a falar precisa de disciplina; um atleta que almeja chegar ao pódio precisa de disciplina; um estudante que quer passar nas provas do colégio necessita de disciplina.
Tudo é alcançável para uma pessoa disciplinada. Assim, se queremos aprender a superar nossas metas é fundamental termos a disciplina como virtude. Sem ela, não poderemos melhorar nossa vida, pois tudo depende de ritmo e constância, outras duas virtudes que só adquirimos quando possuímos a disciplina.
Assim, com o texto “Disciplina, uma meta nada impossível”, buscamos ensinar a você, caro leitor, a desenvolver uma disciplina na vida, mostrando não somente seus benefícios, mas como é possível adquirir esse ritmo de vida. Começando com pequenas tarefas, deve-se aumentar o ritmo de suas atividades e perceber o seu ganho além dos resultados objetivos. Assim, a disciplina se converterá em uma verdadeira expressão da vontade e te levará aos sonhos mais altos e ousados.
Disciplina, uma Meta Nada Impossível
Para alcançar a disciplina, é preciso muito autocontrole. Não apenas para gerenciar suas emoções e pensamentos negativos, mas também para ser capaz de se conhecer ao ponto de entender quando deve parar ou aumentar o ritmo.
Esse autocontrole não é simples de adquirir, e sempre podemos avançar nesse aspecto. Por isso, trouxemos o post “A mosca e o samurai”, pois ele nos mostra de maneira didática o valor de dominar a si mesmo.
A Mosca e o Samurai – Uma lição sobre autocontrole
Nenhuma jornada passa incólume às adversidades. Na vida, precisaremos encarar muitos momentos de frustração, de dor e tristeza, isso é um fato. Entretanto, é possível encarar todas as decepções com dignidade e resiliência?
O estoicismo nos mostra que sim, isso é possível. Uma das correntes filosóficas mais influentes do nosso tempo, o estoicismo foi desenvolvido no século IV a.C. e tem sido extremamente divulgado em nosso tempo devido ao seu caráter moral. Frente às importantes lições que essa doutrina nos aponta, a ataraxia é, sem dúvida, a mais essencial. No texto “Estoicismo e sua lição sobre as adversidades da vida”, falamos um pouco sobre esse conceito e como uma vida digna, reta e voltada para a virtude é capaz de nos fazer superar os desafios do mundo moderno.
Estoicismo e Sua Lição Sobre as Adversidades da Vida
Todos esses textos têm um único objetivo: nos ajudar a crescer enquanto seres humanos. Se a cada novo ciclo dedicarmos nossa vida a ampliar nossas virtudes e capacidades, qual será o nosso limite? O potencial humano é, de fato, ilimitado e, por isso, devemos entender que não há coisas impossíveis, mas sim pessoas impossibilitadas. Sejamos, portanto, cada vez mais ousados em nossas metas para fazer florescer em nós as mais belas virtudes humanas!