Você já se sentiu pressionado a ser “bem-sucedido” na vida? É provável que, direta ou indiretamente, familiares, amigos e professores já tenham abordado esse assunto com você. Frases como “você precisa vencer na vida” ou “você precisa se tornar gente” são típicas desse pensamento, mas naturalmente somos levados ao questionamento sobre o que é, de fato, ser bem-sucedido?

Sabemos que os valores do mundo atual estão voltados para os aspectos materiais, ou seja, que o que é valorizado, de forma geral, são suas posses e bens. Todos sonham com uma casa bonita e confortável, com móveis bonitos, objetos caros e de última geração. Visto isso, é natural que quando alguém nos fala sobre ser “bem-sucedido”, ele esteja se referindo a capacidade de conseguir tais bens. Não sejamos ingênuos conosco mesmo, todos nós desejamos ter esse tipo de vida confortável, afinal, fomos criados e fazemos parte dessa mesma sociedade. Entretanto, é fundamental passarmos dessa linha de pensamento para alcançarmos o seu mais profundo sentido, que está para além de possuir bens.

Reprodução: Pngtree

Primeiramente, é preciso tirar o estigma silencioso de que desejar ser bem-sucedido é algo ruim. A busca pelo aperfeiçoamento é natural para o ser humano, pois nos desenvolvemos sempre buscando melhorias, seja no campo físico, psicológico ou espiritual. Ninguém acorda pensando em ser pior profissionalmente ou mesmo como ser humano, mas sim buscamos trabalhar para alcançarmos nossos objetivos que, em regra, envolve algum tipo de crescimento. Aristóteles, um dos maiores filósofos do Ocidente, nos diz que todas as ações humanas buscam o bem, porém, a diferença está no que cada um enxerga acerca do bem. Um ladrão, por exemplo, que rouba o celular de uma pessoa indefesa está pensando no bem apenas dele, e, por isso, sua ação é benéfica apenas para um número limitado de pessoas, no caso, apenas ele. Já um soldado que se joga em cima de uma bomba para evitar que seus companheiros morram e sacrifica sua vida pelos demais também o faz pensando no bem, só que esse tipo de bem está ligado ao Todo, ao seu grupo, assim, sua ação é, quantitativamente, mais benéfica do que a do ladrão. Mesmo assim, a causa é a mesma: a busca pelo bem.

Se refletirmos sobre isso, poderemos entender que todos nós, de fato, queremos ser bem-sucedidos, seja profissional, pessoal ou fisicamente. Porém, outro ponto fundamental nesse pensamento é termos referências. Naturalmente, também elegemos pessoas ou metas para o que chamamos de “bem-sucedido”. No seu trabalho, por exemplo, deve existir uma pessoa que você admira e se espelha, seja pelo desempenho técnico ou pelo rendimento financeiro. Quando começamos um esporte, também possuímos metas e referências, pessoas que sonhamos alcançar ao longo do nosso progresso naquela atividade. Por isso, sempre ficamos de olho em algumas personalidades que já conquistaram aquilo que sonhamos, pois elas passam a ser a nossa referência. Um empresário milionário que começou do zero, um super atleta, um filantropo etc.

Admirar essas pessoas pode ser bastante inspirador, mas não basta admiração para alcançarmos o topo, temos que suar a camisa! Hoje, separamos um vídeo que nos mostra um pouco a mente dessas pessoas, Confira os maiores aprendizados compartilhados neste vídeo e vamos refletir um pouco mais sobre essas ideias.

O primeiro passo, comentado por vários deles, é de que temos que ter a visão clara de onde queremos chegar. Às vezes, desistimos antes de começar um projeto, porque não temos a ferramenta correta. No entanto, ainda mais importante que isso, é conseguirmos ter uma visão clara de nossa meta final. Como dito no vídeo: “Você pode ter o melhor avião ou o melhor navio do mundo, mas, se o capitão não sabe onde ir, ele apenas ficará vagando”. O avião é fundamental para chegar o mais rápido possível no local, mas, se esse local não estiver bem definido, de nada adiantará ter este avião.

Além de uma visão clara do objetivo, é preciso sonhar com ele e jamais desistir de suas metas. A visão é fundamental para mostrar aonde queremos chegar, mas, sem o trabalho duro, sem sonhar e colocar em prática esse sonho, a visão se torna apenas uma imagem fantasiosa, uma miragem que aos poucos vai se perdendo no horizonte. Não se trata, portanto, de talento, dom ou mesmo uma dádiva divina, mas de esforço e constância na perseguição dessa visão, e que lhe trarão os melhores resultados.

É importante também perceber que costumamos olhar para essas pessoas no auge de suas vidas profissionais, no auge de seus desempenhos físicos, e pensar: “nossa, como estou longe disso”. Mas, como cita o próprio Usain Bolt no vídeo, todo o trabalho é feito nos bastidores. Olhamos para esse atleta competindo numa corrida e nos impressionamos com seu desempenho, mas não olhamos sua rotina de treinos diários, o rigor do seu dia a dia, de sua alimentação e do seu estilo de vida, para que ele consiga realizar aquela performance em poucos segundos de competição. A competição é a parte mais fácil, segundo Bolt, tudo é feito antes daquele momento. Lembram do impacto que todos sentiam quando Michael Phelps aparecia nas provas? Todos ficavam boquiabertos; surgiam apelidos de “monstro”, “o gigante da natação”; e até estudos sobre um corpo anatomicamente adaptado para nadar. Mas, e a rotina de Phelps? Diariamente, intensos treinos de musculação, alongamento e natação, visitas regulares para tratamento de dores, preparação psicológica antes das provas, isso tudo durante anos. E aí, quando olhamos o desempenho dele na hora da prova, temos a falsa impressão de que o atleta é um sortudo, que nasceu com uma genética especial.

Nesse sentido, é fundamental entendermos que ninguém chega ao topo de sua performance “do nada”. Por trás dos holofotes, há anos de treino, renúncias e dedicação. Hoje vivemos em um mundo extremamente imediatista, pois somos alimentados diariamente com notícias e imagens de pessoas bem-sucedidas, mas o que é mostrado reflete apenas o fim dessa jornada, e não o árduo caminho percorrido. Quando nos fixamos nessa visão “pronta” da pessoa bem-sucedida, ficamos frustrados, pois achamos que ela já nasceu especial. No entanto, o fato é que até aquele momento foi necessário suor, lágrimas e sangue. Conosco não será diferente: precisamos nos dedicar ao máximo para alcançar nossos objetivos, pois eles não serão alcançados sem esforço. Por isso, é fundamental entendermos que toda pessoa bem-sucedida passa por um longo processo de lapidação, que ela não chegou àquele posto sem dedicar grande parte de sua energia e tempo de vida para fazer o seu empreendimento alcançar o sucesso.

Outra grande lição compartilhada por vários deles no vídeo é: esteja disposto a trabalhar. Não se consegue grandes conquistas por acidente, sempre é fruto de muito esforço e dedicação. Antes de começar seu projeto, tenha em mente que você vai ter que fazer sacrifícios inúmeras vezes; se não estiver disposto a trabalhar duro, esqueça.

E depois que se alcança o topo? Agora é só descansar? Pelo contrário, tem que lutar para se manter lá. É preciso estar em constante aperfeiçoamento, buscando sempre melhorar, analisar quais métodos precisam mudar e como se posicionar ante essa nova fase. Como dizia a filósofa russa Helena Blavatsky, “Não há mérito sem luta”. Logo, assim que encerramos um ciclo, outro já nasce para nos fazer evoluir.

Com isso em mente, uma pessoa realmente bem-sucedida entende que jamais deve abrir mão dessa luta consigo mesma e que deve buscar sempre melhorar, e isso não significa necessariamente querer ganhar mais dinheiro, ficar cada vez mais forte fisicamente ou ter mais pessoas sob seu comando. A verdadeira luta é conseguir dominar a si mesmo com mais facilidade, se tornar senhor de si mesmo diante dos momentos de prazer ou dor; pois, quando começamos a entender que os resultados externos nascem a partir desse domínio interno, começamos a realmente caminhar em direção ao sucesso como ser humano. Eis o nosso objetivo final, acima de todas as outras tarefas: se conhecer melhor para se dominar.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.