O Bem do corpo é a saúde. Nós sempre buscamos, a todo momento, zelar por ele e com certeza, nenhum de nós deseja ficar doente, mesmo que, por vezes, nossas atitudes demonstrem o contrário. Mas mesmo para aqueles que são os mais regrados e cuidadosos, inevitavelmente, a doença também faz parte da Vida Humana. E são nesses momentos de dor e aflição que reconhecemos o Valor de um corpo e mente sãos. Nessas horas, necessitamos de diversos profissionais que dedicam suas vidas à arte da cura, mas hoje falaremos estritamente de um deles: o médico.

A medicina é uma necessidade civilizatória. Cuidado com os pacientes, investigação para descobrir as causas das doenças e sacrifício são algumas Virtudes necessárias para a prática da medicina. O médico deve sentir, antes de tudo, um profundo Amor pelo seu ofício e pelo Ser Humano. Deve sentir a necessidade de ajudar os necessitados, não por recompensas, mas por Amor ao Próximo. Não por acaso, no juramento de Hipócrates, está: “prometo solenemente consagrar minha vida ao serviço da Humanidade”. A medicina, portanto, é um elemento civilizatório, propriamente Humano. Indo além, ao olharmos para as antigas civilizações, por exemplo, perceberemos como estas já apontavam a saúde como elemento essencial para a convivência. As divindades destinadas a medicina comprovam isso: Asclépio, na Grécia; Seraphis, no Egito; Dhavantari, na Índia; Patecatl, para os Astecas. Os nomes e formas variam de acordo com a cultura de cada povo, mas todos entenderam a mesma mensagem: a medicina é uma pedra angular da sociedade.

As representações desses Deuses da Medicina variavam nas suas formas e em seus símbolos, mas um ponto sempre foi comum em todas as grandes civilizações da antiguidade: a compreensão de que a medicina não é uma arte de tratar somente o corpo. Para esses povos, o Ser Humano não é apenas um organismo vivo, com um corpo físico que funciona como uma máquina biológica. A nossa constituição é complexa, pois possuímos emoções, pensamentos, motivações, e tantos outros aspectos que não podem ser desconsiderados, se buscamos a saúde plena. A saúde é o reflexo de uma Harmonia física, energética, psicológica, mental e espiritual do Homem.

Dentro desta visão, é impossível ignorar o sentido de transcendência para a saúde. Isso está implícito na própria etimologia da palavra. Saúde vem do latim “saluus”, que se relaciona com “ólos” do grego, significando “todo”. Também se relaciona com a palavra “salvação”. Inclui, portanto, a totalidade do Ser Humano e seu fim transcendente.

Para estar verdadeiramente saudável, o Ser Humano necessita não só harmonizar todos os fatores que participam de sua constituição, mas acima de tudo, dar um sentido à sua Vida, encontrar e viver plenamente o papel que lhe cabe na existência. E, se não fosse mais possível manter a vida no corpo, o médico também era um Sacerdote, pois ele ajudava este paciente de corpo fraco a fortalecer a Alma e fazer a passagem para o outro plano da melhor forma possível.

No último ano, entendemos na prática a necessidade de médicos em tempos difíceis. Eles, juntos com os demais profissionais da saúde, estiveram desde o início a frente no combate contra a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Arriscaram suas vidas em detrimento dos doentes, redobraram os esforços e plantões, sacrificaram o convívio com suas famílias. Por isso que, mesmo que muitos de nós não tenhamos tido contato físico com médicos nos últimos meses, os seus exemplos de Heroísmo e Dignidade foram como remédios para as feridas da nossa Alma, que é constantemente agredida com tanta corrupção e covardia presentes neste mundo. Não obstante, a palavra “médico” se tornou sinônimo de “Herói”.

Entretanto, com ou sem pandemia, os médicos e demais profissionais já praticavam esse sacrifício diário em nome de suas funções. O que ocorreu, de forma mais objetiva, foi enxergarmos a atuação deles. E, semelhante ao que acontece numa sala escura quando é iluminada, passamos a distinguir mais claramente o papel e atuação destes profissionais.

Por isso, fazemos essa homenagem ao dia do Médico, os Artistas na Arte da Medicina.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.