Tempo de leitura: aproximadamente 5 minutos

Todos nós necessitamos de Mestres. Mesmo o mais solitário e auto suficiente dos Seres Humanos precisou – e provavelmente ainda precisará – de alguém para lhe orientar, apresentar novos caminhos e auxiliar nas mais complexas decisões que a Vida possa oferecer. A nível biológico, os Seres Humanos são uma espécie que necessita viver em Sociedade. Desse modo, do momento em que nascemos até nosso último suspiro, é provável que estejamos ao redor de outras pessoas. Dentre elas, os nossos pais são aqueles que estão sempre próximos a nós, assim, podemos dizer que eles são os nossos primeiros Mestres.

Eles nos ensinaram a andar, a falar, todas as regras de comportamento dentro e fora de casa, além de nos envolverem em uma bolha de Amor e Afeto, ao longo de nossa infância. Nos momentos difíceis, recorremos a eles, principalmente, quando precisamos tomar decisões complexas. Quando nos tornamos mais velhos, o Professor que nos inspira, não apenas pelo seu grande Conhecimento, mas pelo fato de nos ajudar com nossas dificuldades em determinada disciplina. Além dos conselhos e puxões de orelha, todos com a finalidade de nos ajudar a sermos pessoas melhores.

Considerando tais características, podemos dizer que um Mestre é uma pessoa que admiramos e que está disposta a nos ajudar a sermos melhores. Certamente Você já encontrou pessoas com tais aspectos em sua Vida, não é mesmo? Mas qual o valor de ter um Mestre, ao longo de toda a nossa existência? Será que, de fato, uma pessoa pode nos ajudar a nos tornarmos Seres melhores?

Para responder a essas questões, indicamos um filme baseado em fatos reais chamado ‘Coach Carter – Um treino para a Vida”. Dirigido por Thomas Carter e tendo como pano de fundo a vida de Kenny Ray Carter, o filme nos apresenta muito mais do que uma inspiradora História de superação, mas uma Verdadeira lição sobre a importância da disciplina e de ter um Mestre para nos guiar.

Falando um pouco do filme, a História do treinador Carter começa quando esse bem sucedido comerciante de artigos esportivos é convidado para treinar um time de basquete, na escola em que iniciou seus estudos. Vendo a dura realidade em que viveu e observando que, para aqueles jovens do time de basquete, a Vida se resumia apenas aos jogos, Carter toma uma atitude que mudará a Vida de todos. Ao aceitar o emprego como treinador, ele inicia uma série de mudanças de postura e mentalidade em seu time. A mudança, porém, não agradou muito, afinal, todos estavam conformados com a Vida que levavam. 

Porém, a experiência de crescer em um bairro pobre e com poucas oportunidades deu a Carter a bagagem necessária para tratar da melhor forma possível aquela situação. Assim, sua Dedicação para com o time de basquete foi muito além das quadras, uma vez que o treinador exigia de seus alunos um Bom desempenho nas matérias escolares. Além de presença nas aulas e pontualidade nos treinos e em outros compromissos. Com o tempo, as rigorosas exigências de Carter formaram a base Moral para aqueles estudantes superarem a triste realidade em que viviam. 

Para além desses aspectos, o filme e a própria História de Kenny Carter nos mostra a relevância de termos sempre alguém ao nosso lado para guiar nossas decisões. No caso do treinador de basquete, ao se colocar na posição de instrutor dos seus alunos-jogadores, Carter lhes revelou que a Vida abrange mais possibilidades do que a realidade em que viviam. Assim, o treinador de basquete os impulsionou a pensarem para além do que o cenário que lhes fora mostrado, dando-lhes uma nova perspectiva de Vida. Não por acaso, os jovens jogadores de basquete passaram de péssimos alunos para estudantes acima da média, tendo a maioria conseguido, após saírem da escola, ingressar em Universidades. Para aqueles estudantes, chegar até o Ensino Superior era um Sonho impossível, uma Conquista que não estava destinada a eles. Entretanto, a disciplina e esforço empenhado por Carter em suas Vidas, tornou o que antes era improvável.

Considerando essas Ideias e pensando em nossas Vidas, será que não precisamos também de um treinador Carter ao nosso lado? Alguém que possa nos mostrar uma nova perspectiva de Vida. Tão nova que nem mesmo em nossos Sonhos acharíamos possível alcançar. O Mestre, ao enxergar nosso potencial, mostra-nos não apenas que é possível mudarmos nossas Vidas, mas ilumina o caminho pelo qual iremos trilhar até esse novo patamar. Aqui, porém, está um ponto extremamente importante: o Mestre pode nos mostrar o caminho, mas jamais irá trilhá-lo por nós. Cabe ao Discípulo dar os passos dessa caminhada para alcançar uma nova maneira de viver.

Dessa maneira, pensemos: nossos pais nos ensinaram a andar, no entanto, no momento da queda, quem teve que se levantar e se movimentar? Do mesmo modo, na escola, por melhor que o Professor explicasse o assunto e tirasse todas as nossas dúvidas, no momento da prova, ele já não podia mais nos auxiliar, uma vez que a prova era apenas nossa. Assim, fica claro que o Mestre jamais poderá fazer por nós o que é nosso, sendo, em última análise, somente nós mesmos os responsáveis pela nossa mudança de Vida. 

De igual modo, o que o treinador Carter faz com seus alunos é justamente isto: lhes apresenta uma nova maneira de viver, mas jamais os obriga a caminhar por uma trilha que não desejam. A resistência, no início, que encontra nos alunos é própria de uma mudança de realidade, pois o novo sempre causa medo. Como não sabemos o que pode acontecer, tendemos a buscar o conforto em nossas antigas percepções e pensamentos. Entretanto, é graças a essa mudança que poderemos, ao fim, comemorar a nova Vida que alcançamos. Desse modo, o empenho de Carter não busca recompensas materiais, apenas dá aos alunos a chance que muitos amigos deles não tiveram. 

Considerando todos esses pontos, recomendamos o filme “Coach Carter – Um treino para a Vida”. Que o exemplo de mudança desses jovens e a força do “simples” treinador de basquete nos inspire e nos mostre, de maneira inegável, o Valor que existe em ter um Mestre ao nosso lado. Alguém com quem possamos contar nos momentos difíceis e que, mesmo frente às mais complexas situações da Vida, não deixe de acreditar em nosso Potencial Humano.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
março 2024
STQQSSD
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.