Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos

O curta “The Moustache” é uma história Divertida que nos traz a oportunidade de refletirmos sobre temas muito profundos. Ele mostra uma disputa infantil e desnecessária entre dois “bigodudos”, o que nos permite falar, um pouco, sobre a vaidade deles. A autovalorização é uma necessidade para que possamos até mesmo nos autopreservar, mas como tudo em excesso, ela também pode nos fazer mal.

Vaidade, por definição, é a qualidade do que é vão. É o que é firmado em uma aparência ilusória e vazia. Em geral, a ela é a supervalorização atribuída a quaisquer qualidades intelectuais ou físicas, fundamentadas unicamente no desejo de que tais atributos sejam admirados ou reconhecidos pelos outros. Sendo assim, qual é a necessidade da vaidade? Amor próprio, Reconhecimento, e a Valorização dos nossos dotes e Valores é uma coisa saudável e necessária. Já a vaidade, se não for dosada na medida certa, pode nos ser bastante prejudicial. Junto a isso, quando somos reféns dela, ficamos sujeitos a outras debilidades, como, por exemplo, o orgulho.

Em linhas gerais, o orgulho é um sentimento de grande Satisfação e Prazer com o próprio Valor e com a própria Honra. Até aí tudo bem! Mas como já dissemos, o problema está no excesso, no exagero e no descontrole. Há pessoas que se perdem em seu orgulho, e passam o tempo inteiro a se “alimentar” dele. Em demasia, ele se torna algo que vai além da sensação de Prazer e Satisfação com o reconhecimento dos nossos Valores. E, aos poucos, vai se tornando em uma espécie de obsessão e em uma doentia necessidade de sempre provar algo para os outros.

Essa desesperada necessidade de Autoafirmação é uma prova extrema de que a pessoa não se sente segura, mesmo que alguns dos dotes que ela acredita ter sejam Verdadeiros. Desse modo, uma pessoa orgulhosa mostra que não conhece verdadeiramente a si, pois o conhecimento de si próprio nos dá a tranquilidade para agirmos, independentemente, do que outras pessoas possam achar ou pensar. Todos temos Valores dos quais podemos nos orgulhar, a questão é que assim como cada um de nós é único, os nossos Valores também o são.

A combinação explosiva de orgulho e vaidade gera a inevitável disputa. A palavra disputa por si só já nos dá a Ideia de individualismo. Mais uma vez, a ilusória crendice de que só há lugar para um. Como já dissemos antes, cada um de nós é único. Sabendo disso, não parece mais lógico que se unirmos nossas Forças, juntos seremos mais Fortes? Do que adianta ganhar alguma coisa que só pode ser usufruída apenas por Você? Qual a lógica em ser o único capaz ou merecedor de alguma coisa?

Dessa maneira, vaidade, orgulho e competição são apenas algumas das coisas que estarão sempre nos afastando das Virtudes, e só elas podem nos transformar constantemente e nos tornar pessoas Melhores. A Ideia inicial não foi sempre essa, de sermos melhores? A questão é: melhor que alguém? Quem seria esse alguém? Devemos nos atentar a sermos melhores do que nós mesmos. É essa eterna busca pelo crescimento pessoal que nos inspira a vencermos as nossas debilidades e não a sermos melhores que os outros, pois isso não passa de ilusão. Só poderemos alcançar a plenitude quando agregarmos a nós os talentos das outras pessoas. Precisamos desses talentos, precisamos daquelas pessoas, precisamos de todos.

Assim, no curta “The Moustache” temos uma abordagem bem humorada a respeito de todas essas questões. O Humor é uma forma leve de se jogar luz sobre questões que podem nos incomodar profundamente. Talvez rindo seja mais fácil de nos conscientizarmos de situações que, infelizmente, podem nos fazer chorar. Dito isso, que tal escovar seu bigode, se perfumar, arrumar os seus cabelos, ficar mais Bonito e apresentável?   No entanto, apenas se utilize desses recursos para se sentir melhor com Você mesmo, não para tentar ser melhor do que ninguém. 

Até porque o outro pode estar pensando a mesma coisa a seu respeito, e aí essa briga não vai acabar nunca. E pior, se ele não estiver pensando como Você, Você só estará perdendo o seu precioso tempo. A verdadeira Beleza está na Felicidade de se estar em Paz consigo mesmo. Acredite: Você já é Lindo(a) e não precisa provar isso para ninguém. Todo mundo já está vendo isso! Basta, agora, convencer-se dessa Verdade e seguir mudando a sua própria Vida, sendo sua melhor versão diariamente.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
março 2024
STQQSSD
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Siga o nosso instagram

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.