A “Rosa dos Ventos” simboliza Luz e Sorte, podendo significar também a necessidade de mudanças, de encontrar uma direção, um caminho a seguir.

O termo “Rosa dos Ventos” foi criado devido à semelhança da Rosa com o desenho dos pontos cardeais presentes nas bússolas, que lembram as pétalas desta flor. Atualmente a figura da “Rosa dos Ventos” possui um valor simbólico que transmite a Ideia de “desejo de Boa sorte” ou o desejo por alcançar novas direções na vida.

A “Rosa dos Ventos” foi criada no Século XIV para ilustrar mapas cartográficos, tendo como base a direção dos principais ventos sentidos no Mar Mediterrâneo. Durante a Idade Média, os principais pontos cardeais levavam os nomes das localidades próximas ao Mediterrâneo: Tramontana (Norte), Ostro (Sul), Ponente (Oeste), Levante (Leste), Greco (Nordeste), Siroco (Sudeste), Maestro (Noroeste) e Libeccio (Sudoeste).

Ao todo, além dos oito ventos principais, a “Rosa dos Ventos” mais completa também apresentava os oito ventos secundários e os dezesseis ventos complementares, somando um total de 32 pontos de divisão.

A “Rosa dos Ventos” também é um dos Símbolos da navegação, e representa o rumo certo, a decisão ponderada, a melhor escolha, remetendo também ao Sucesso e aos Bons Ventos.

Você já viu este Símbolo? Conhecia a sua história?

Fonte: “Dicionário de Símbolos” e “Simbolos”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.