Nova logo Portal Feedobem

Simbolismo: Maneki Neko

Tempo de leitura: aproximadamente 2 minutos

“Maneki Neko” é um famoso Símbolo Japonês. O nome significa “gato acenando” e nada mais é que o “Gato da Sorte Japonês”. O Símbolo também é conhecido como o “Gato da Fortuna”, por isso é comum encontrá-los na entrada de lojas, de restaurantes e dos negócios em geral, ou também próximos às caixas registradoras.

O “Maneki Neko” tem três histórias que explicam a sua origem. A mais popular diz que um dia um Samurai passou por um Gato que parecia acenar para ele. Pensando que o aceno fosse um sinal o Samurai foi até o animal, o que fez com que o Guerreiro escapasse de uma armadilha que havia sido preparada para ele.

Dada a sua importância, o Gatinho tem um dia dedicado a ele. Em 29 de setembro é comemorado o “Dia do Maneki Neko”, o chamado “Maneki Neko no Hi”. Nesse dia, tanto adultos como crianças saem às ruas com os rostos pintados com o “Gato da Sorte”. E há até um Museu para ele, onde há inúmeros exemplares deste Gatinho que é considerado um Amuleto da Sorte.

Outra curiosidade é que há diferença entre o “Maneki Neko” com a pata direita levantada e com a pata esquerda levantada. Diz a lenda que se a pata direita estiver levantada ele pode atrair sorte e dinheiro, já a esquerda traz ótimos clientes e convidados. Os raros, com as duas em pé, oferecem Proteção ao Lar e a todos que vivem ali.

Outra curiosidade sobre este Símbolo é em relação às suas cores, que são muito significativas. O gatinho vermelho, por exemplo, traz Amor e remove maus espíritos e o verde atrai Saúde para os Entes Queridos. Mas, o mais comum é feito em tonalidades brancas que oferecem coisas boas aos viajantes e aos tutores. Existe também o “Maneki Neko” dourado que atrai riqueza a um negócio.

Não é só o significado das cores do “Maneki Neko” que é importante na Cultura Oriental. Os Gatos são animais adorados, pois há uma crença de que esses bichinhos podem ver coisas que os Humanos não conseguem, oferecendo Proteção contra espíritos.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de curtir, comentar, compartilhar nas suas redes sociais e marcar um(a) amigo(a).

Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Blog Petz”.

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.