Todos nós lidamos com diversos Símbolos diariamente. Porém, já nos perguntamos o que esses Símbolos que encontramos no nosso cotidiano significam?

O Símbolo do “Bluetooth” é um exemplo…

Você já ouviu falar no Rei da Dinamarca e Noruega, “Harald Blåtand”?

Ele foi responsável por introduzir o Cristianismo no seu Reinado e juntar os povos da Dinamarca, Noruega e Suécia. Em histórias antigas foi apelidado de “Bluetooth”, ou seja, “Dente Azul” em português.

Não se sabe ao certo o porquê dele ter ganho esse nome. Algumas lendas dizem que por má higiene, Harald adquiriu um dente escurecido, algo entre o azul e o preto, outros Mitos falam que ele amava comer mirtilos (blueberry) e alcaçuz, ficando com o dente azul.

O fato é que Jim Kardach, Engenheiro da Intel, propôs que o Símbolo do “Bluetooth” levasse as letras do nome do Rei, através do alfabeto rúnico nórdico, ᚼ (H) e ᛒ (B), além de ser azul em homenagem.

Embora seja literal a tradução do nome, certos estudiosos afirmam ser provável que o cognome tenha tido origem em duas palavras: “Blå”, que seria “homem de tez escura”, enquanto “tan” seria “homem notável”. Assim, o sobrenome original poderia ter significado “homem notável de tez escura”, mas com o tempo o significado original teria sido substituído por outro nome, com a fonética moderna.

Outra curiosidade é que a empresa Sueca Ericsson, pioneira na tecnologia “Bluetooth”, fez uma pedra em formato de runa em homenagem a “Harald Blåtand”, em 1999, em frente à sua sede, em Lund, na Suécia.

Você sabia dessa história? Achou interessante? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar e marcar os amigos nesta publicação.

Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Garotas Geeks”.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.