A saga de Harry Potter e seu mundo mágico conquista gerações desde a década de 1990, quando sua história foi criada por J. K. Rowling durante um passeio de trem. Deixamos o verbo “conquista” no presente porque a história vem ganhando novas continuações na Literatura, no Cinema e, agora, nos jogos eletrônicos, através de um RPG para smartphone, “Harry Potter: Hogwarts Mystery”, no qual o protagonista é você.
Este RPG, lançado no dia 25 de abril de 2018, já era esperado e solicitado por fãs de todo mundo há anos. Mas por que as pessoas mantém vivo esse fascínio pela saga Harry Potter? J. K. Rowling criou um mundo mágico que relaciona comportamentos, profissões e atitudes da sociedade em que vivemos com elementos fantásticos, em sua grande maioria inspirados em personagens da Mitologia Grega e Egípcia.
A Fênix, por exemplo, representa a esperança em detrimento ao medo causado pelos dementadores, criaturas das trevas que sugam a felicidade da alma de suas vítimas. Todos nós podemos nos identificar de alguma forma com os personagens e vermos as diversas situações da vida representadas na obra.
Recentemente publicamos o texto “Severo Snape nos Ensina o que É Coragem” , mas além da coragem, a saga Harry Potter tem transmitido nesses mais de 20 anos, muitos outros ensinamentos: Descobrir quem nós realmente somos; Aceitar as diferenças; Aprender a lidar com a morte, com os momentos difíceis e a acender uma luz na escuridão; Saber escolher entre o certo e o fácil; Compreender que toda grande vitória exige auto sacrifício; Entender que quem mais precisa de nossa compaixão não são os mortos, mas sim os vivos, especialmente aqueles que vivem sem Amor.
A leitura desta obra de fantasia tem um efeito muito objetivo e positivo na formação do caráter de seus leitores. Pelo menos é isso o que mostrou um estudo feito em 2014, por um pesquisador italiano, da Universidade de Módena e Reggio Emilia. O resultado diz que fãs de Harry Potter possuem uma tendência a serem mais empáticos e menos preconceituosos.
Para chegar a essa conclusão, o pesquisador analisou dois grupos: um leu o trecho do livro onde o personagem Draco Malfoy praticava bullying com Hermione. A outra parte leu um trecho onde não falava sobre isso. Uma semana depois, o pesquisador aplicou um questionário sobre imigração para os dois grupos, constatando que, quem leu sobre o trecho de Hermione, desenvolveu mais empatia acerca do contexto da imigração.
Outras pesquisas foram feitas em diferentes países apontando resultados semelhantes: pessoas que leram Harry Potter eram mais compreensivas, empáticas e menos preconceituosas em diversos contextos sociais e culturais.
Mas voltemos a falar do jogo, afinal, é para isso que estamos aqui, não é mesmo?! O game compatível com dispositivos Android e iOS oferece aos players a oportunidade de viver o dia a dia de um estudante de Hogwarts. O jogo começa no beco diagonal onde compramos nossos livros e pegamos nossa varinha com Garrick Olivaras e depois somos levados à Hogwarts onde somos apresentados aos professores, escolhemos de qual das quatro casas faremos parte e então damos início à nossa jornada.
Por ser um jogo para smartphone, ele tem uma boa proposta e gráficos muito bonitos, semelhantes aos de The Sims 3. A jogabilidade e a trilha sonora são muito simples e não dão ao jogo o ritmo acelerado que aparenta ter no trailer. Por isso, ele pode não agradar tanto aos gamers mais hardcore. Em contrapartida, para os fãs da série, a oportunidade de poder ser recebido pelo Diretor Albus Dumbledore, como aluno na renomada Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, e poder interagir com vários dos professores e bruxos deste universo fantástico, já é um motivo definitivo para criar o seu personagem, iniciar o jogo e se divertir.
Gameplay:
E se você já jogou, comente e diga o que achou.