Entendendo “A Força” de Star Wars

Star Wars é uma das franquias mais bem-sucedidas da história do cinema. Desde sua criação nos anos 1970 até os dias atuais são dezenas de filmes, quadrinhos, jogos, séries e outros tantos lançamentos que marcam gerações de pessoas. O que faz essa saga ter tanto sucesso e conseguir legiões de novos fãs com o passar dos anos?

0038ba 66f8178e2ff04c6997b39ac58a628b0c mv2

Se vocês assistiram a Star Wars e acham que a saga de filmes gira em torno da família Skywalker, estão enganados. De fato, o núcleo principal gira em torno dos Skywalkers e da sua decisão de seguir para o lado negro da Força ou não. Apesar disso, o elemento principal do filme está justamente nessa poderosa energia que os Jedi e os Siths são capazes de controlar.

“A Força” é a grande protagonista da série criada por George Lucas. Ela é responsável pela criação e equilíbrio do Universo, além de ser o motor de tudo, tanto das coisas boas quanto das ruins. No decorrer dos filmes, os Jedis e os Siths travam inúmeras batalhas, sempre com o bem tentando vencer o mal. Mas o que diferencia, de fato, esses dois grandes grupos?

Desvendando os segredos da Força

Entre os dois lados da guerra, há um elemento extremamente importante, “A Força”. Ela está presente e une todas as coisas do Universo. Aqueles que a controlam, desenvolvem vários poderes, como a capacidade de manipular objetos à distância e até mesmo a mente das pessoas. A Força, porém, não atua nem pelo bem nem pelo mal, ela simplesmente é. 

Qui Gon Force push
Qui-Gon Jinn usa a Força por Star Wars Wiki

Essa ideia é extremamente importante de ser compreendida, pois se aplica em muitos cenários que vão além do universo de Star Wars. Tudo que existe no mundo é, objetivamente, neutro, sendo os adjetivos “bom” ou “mau” apenas o reflexo de quem as manipula. Por exemplo: imagine uma faca. Ela é boa ou ruim? Depende de que a manipula. Nas mãos de um chef de cozinha, será um grande instrumento para preparar refeições; nas mãos de um assassino, uma arma perigosa.

O mesmo ocorre com a Força. Sendo manipulada por aqueles que desejam apenas o poder e suas mais distintas ambições – um Sith, por assim dizer –, pode ser usada como uma grande arma de destruição. Já quando manipulada para exercer a justiça, a bondade e união, como fazem os Jedis, a Força passa a ser a mais importante ferramenta para equilibrar a balança que une todos os indivíduos. 

Jedis

Mas será que existe “A Força” no nosso mundo, ou é apenas uma ficção? Essa é uma resposta difícil de ser encontrada, pois, de acordo com o universo de Star Wars, a Força está em tudo, penetra tudo e conecta todos. É uma verdadeira lei da natureza, mas que pode ser manipulada por alguém que a conheça profundamente. Neste vídeo do canal Nerdologia, vemos quais são as forças conhecidas pela ciência que podem explicar “A Força” do universo de Star Wars.

A Força para além da ciência: a lei da polaridade

Além do aspecto científico, a reflexão sobre os Jedis, os Siths e o equilíbrio da Força nos lembram muitas referências sobre grandes ensinamentos. Praticamente todas as culturas da antiguidade falavam da importância da dualidade para a compreensão da Vida: Luz e Sombras, Céu e Terra, Cima e Baixo, Fogo e Água, Masculino e Feminino etc. 

Nos diversos mitos que conhecemos, existem diferentes formas de representar os dois polos, mas é sempre a interação entre essas duas partes o que gera toda a manifestação do Universo, seja através de uma dança, como no mito de Shiva, o dançarino que equilibra a criação e a destruição; seja através de um casamento, como no mito de Uranus e Gaia; ou até mesmo através de uma guerra, como na batalha entre Hórus e Seth. 

Feedobem Horus e Seth
Seth e Hórus: A Épica Batalha dos Deuses Egípcios

No livro de sabedoria egípcia “Caibalion”, fala-se dessa antiga lei da natureza, conhecida como “a lei da polaridade”. Ela afirma que tudo no Universo se manifesta de maneira dual, como comprovamos acima. Porém, essa dualidade é aparente, uma ilusão, pois na essência desses pólos há uma única verdade. Para deixarmos mais fácil o entendimento dessa lei, pensemos no seguinte exemplo: em uma sala de aula há algumas pessoas e um ar-condicionado está ligado, marcando 20°C. A sala está quente ou fria? Para alguns alunos é possível que esteja tremendamente frio, mas para outros essa temperatura seja quente. 

No fundo, não há quente ou frio, apenas a percepção de uma temperatura. Somos nós, em nossa mente, que definimos se ela está quente ou fria, mas, acima disso, existe uma realidade imutável: a temperatura exata.

Assim, também acontece em tudo na nossa vida. Muitas vezes, classificamos o mundo em elementos que nos agradam e o que nos desagradam, porém, no fundo, há uma única realidade. Mesmo nos momentos difíceis e dolorosos que enfrentamos, é preciso perceber que estamos enxergando apenas parte da questão e que provavelmente há um aprendizado a ser internalizado.

Devemos lembrar que somente com dificuldades nos fortalecemos, só podemos aproveitar o calor porque há o frio, só podemos entender o que é a luz porque existem sombras. Um polo só existe por causa do outro. Mesmo na ficção, se não existisse um conflito entre os dois lados da Força, a obra de George Lucas não teria nenhum sentido para existir.

Em Star Wars, a principal missão dos protagonistas não é destruir o “lado negro da Força”, mas sim restaurar o equilíbrio na Galáxia. Podemos trazer essa reflexão para a nossa Vida. Quando enfrentamos algum problema, geralmente desejamos que ele simplesmente desapareça, esperando que tudo fique bem. Mas, na verdade, isso não resolveria a situação. 

Feedobem Lado Sombrio das Forcas

Precisamos entender que a Vida é um constante movimento entre as duas polaridades e o que se espera de nós é que encontremos a harmonia nessa dualidade. Se temos uma dificuldade com o trânsito, por exemplo, não adianta esperar que o congestionamento desapareça, pois não depende de nós mudar essa realidade. 

A única coisa que podemos fazer é buscar uma forma de harmonia com a situação. Em outras palavras, melhor do que brigar todos os dias no trânsito, seria mais inteligente planejar melhor os horários, ou mesmo buscar alternativas de transporte. Quando fazemos isso, percebemos que é através das dificuldades que despertamos capacidades que até então não possuíamos, e assim compreendemos melhor essa dualidade do Universo.

Em um texto recente do nosso Portal, “A Diversidade é Necessária”, falamos de uma forma bem aprofundada sobre o assunto.

Agora que compreendemos melhor o que a saga Star Wars pode nos ensinar, podemos buscar harmonizar as dualidades presentes no nosso dia a dia e assim ter uma vida mais equilibrada.

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.