Como a Natureza Está em Nós: A Relação Profunda Entre Ser Humano e Universo

A Natureza está em nós, pois o ser humano faz parte do universo. Embora essa frase pareça óbvia, nem sempre a percebemos de maneira prática. Sabemos que somos uma espécie dentro da vasta diversidade da vida que há em nosso planeta, assim como entendemos intelectualmente que precisamos nos harmonizar com a Natureza, mas o fato é que cada vez mais o ser humano, de modo geral, têm se distanciado dessa realidade. Olhamos para as outras formas de vida – e às vezes até para a nossa própria espécie humana – a partir do viés utilitarista, ou seja, pensando somente como cada uma delas poderá nos servir. 

image 44

Esse tipo de pensamento acaba por construir em nós uma perspectiva de que toda a Natureza deve nos ajudar a realizar nossos desejos, e assim não percebemos que deveríamos nos integrar com as suas leis. Muitas vezes, nem as percebemos e achamos que o que ocorre ao nosso redor está separado do nosso mundo interno. Porém, desde a antiguidade, já se percebia um fato que hoje, ao observarmos com atenção as descobertas científicas, podemos notar: que há uma intrínseca relação da Natureza e sua vastidão com o mundo interno de cada ser humano. No Egito, denominou-se essa ideia como “Lei de Correspondência”, em que tudo que ocorre no macrocosmos, ou seja, nas estrelas e corpos celestes, também ocorre dentro de nós, no microcosmos.

Talvez o leitor mais cético esteja pensando que isso não é possível, que mesmo na física há ainda duas grandes teorias que explicam como esses dois mundos funcionam; porém, cada vez mais percebemos que há mistérios tanto no macrocosmos quanto no microcosmos e que ambos estão interagindo constantemente. Assim, devemos buscar refletir com sinceridade acerca de tais temas, deixando nossos desejos e convicções de lado para tentar enxergar os padrões que a Natureza forma e expressa como a lógica de uma lei que está conduzindo a existência. 

Micro e macro: como os padrões da Natureza se repetem?

É provável que você já tenha visto imagens que apresentam padrões na Natureza, como, por exemplo, nossos pulmões e sua irrigação lembram as raízes de uma árvore; ou como nosso sistema nervoso se assemelha a um conglomerado de galáxias. Para muitos, isso não passa de uma coincidência e a busca do ser humano de encontrar relações, entretanto, já entendemos que isso não é assim. A famosa sequência de Fibonacci, por exemplo, já comprovou como o universo é matemático e segue padrões, o que, na Grécia Antiga, era chamado de padrão áureo. Visto que as proporções guardam a mesma relação, a diferença está simplesmente no tamanho de cada objeto material, mas suas formas geométricas são as mesmas.

Frente a esse fato, podemos compreender que a Natureza não cria formas diferentes de maneira aleatória, mas segue um padrão harmônico desde sua gênese. Assim, ao olharmos para o nosso corpo, poderemos encontrar um pedaço da Natureza; afinal, o mesmo formato de células e tecidos estão reproduzidos em outros sistemas. O mais intrigante é perceber que quanto mais a ciência se aprofunda nas pesquisas sobre o ser humano, mais descobre-se tais padrões e que, de certo modo, as antigas tradições já falavam dessa sabedoria que há na Natureza e em cada um de nós. Desde sua anatomia, seu sistema nervoso, a forma como pensa, como sente, seus instintos e aquilo que tem de mais misterioso e inexplicável como as questões da Alma, todos esses assuntos já foram, direta ou indiretamente, falados em outros momentos da história.

image 45

Visto isso, podemos fazer um paralelo entre o cosmos e nosso organismo. Basta pensarmos que temos um Sol interno, o nosso coração, que dá energia para todo o nosso corpo. Nossos olhos são muito semelhantes às formas das galáxias, nossas digitais se parecem com os veios das árvores, os sinais do nosso corpo nos lembram as estrelas do céu. Há quem diga ainda que os nossos órgãos têm o formato dos alimentos que são bons para eles, como o rins e o feijão, o cérebro e as nozes.

image 46

No entanto, é importante dizer que a beleza da vida está em perceber que essa Lei de Correspondência é muito mais do que a busca por padrões: é o entendimento de que não há nada que esteja desconectado com esse mistério. Não por acaso, algumas doutrinas da filosofia antiga apontavam o cosmos como um grande ser vivo, o corpo de Deus. Todo organismo trabalha pela unidade, pela harmonia do sistema, e nós fazemos parte dele, em nosso pequeno grau, apesar de não nos sentirmos conectados com esse mistério.

image 47

A ilusão de vivermos separados

A grande questão que fica ao tratarmos deste assunto é: “por que deixamos de pensar de maneira una ao ver o universo? Por que nos separamos?” Essas não são perguntas fáceis, porém, se olharmos para a história, saberemos alcançar sua resposta. Durante a nossa trajetória enquanto sociedade, tantos foram os motivos que nos levaram a pensar equivocadamente que estamos separados do Todo, mesmo com todas as evidências mostrando o contrário. O desejo por dominar os recursos naturais; a visão de que somos mais importantes que qualquer outro ser; a ignorância diante daquilo que é diferente de nós; o desrespeito. 

Todos estes elementos, e tantos outros, nos levaram e levam a um enorme egoísmo. É fato que o egoísmo é natural em nosso organismo, visto que é um instinto que se perpetua. Porém, quando deixamos que ele nos dominasse, pensando exclusivamente em nossa sobrevivência e conforto, acabamos causando um grande mal a todo o nosso entorno. Para ilustrar, é como se cada um de nós fosse uma célula que não trabalha pelo corpo, mas só para si mesma, virando uma célula cancerosa.

image 48

Quando o ser humano não age de acordo com o que se espera dele no plano da Natureza, percebemos que as consequências são enormes. Desequilíbrios no meio ambiente, desarmonia nas civilizações, guerras, catástrofes, doenças, vazio interior e falta de sentido de vida… Isto nunca ficou tão evidente quanto agora, neste momento em que vivemos essas diversas crises a nível global. Ou seja, como acabamos de dizer, a Natureza espera algo de nós, senão nossas escolhas e modos de vida não fariam tanta diferença assim.

Voltando a nossa ilustração, uma célula é nutrida e protegida, enquanto ela participa do corpo. E essa participação acontece quando ela oferece ao corpo o que se espera dela. Cada uma das células dentro de nós cumpre com um trabalho muito importante para o Todo. Somente dessa forma, com esse equilíbrio, é possível alcançar a saúde. Da mesma forma, nós devemos entender como precisamos participar da Natureza. O que ela espera de nós?

image 49

Quando o Ser Humano não age de acordo com o que se espera dele no plano da Natureza, percebemos que as consequências são enormes. Desequilíbrios no meio ambiente, desarmonia nas civilizações, guerras, catástrofes, doenças, vazio interior e falta de sentido de vida… Isto nunca ficou tão evidente quanto agora, neste momento em que vivemos uma pandemia, uma crise a nível global. Ou seja, a Natureza espera algo de nós, senão nossas escolhas e modos de vida não fariam tanta diferença assim.

Uma célula é nutrida e protegida, enquanto ela participa do corpo. E essa participação acontece quando ela oferece ao corpo o que se espera dela. Cada uma das células dentro de nós cumpre com um trabalho muito importante para o Todo. Somente dessa forma, com esse equilíbrio, é possível alcançar a saúde. Da mesma forma, nós devemos entender como precisamos participar da Natureza. O que ela espera de nós?

image 50

A Natureza espera que sejamos mais humanos. Ou seja, que aportemos na vida com aquilo que é próprio de nós. Precisamos aprender a alinhar nossas ações, sentimentos e pensamentos aos valores atemporais da Bondade, da Justiça, da Generosidade, do Respeito, da Harmonia e tantos outros que parecem estar em risco de extinção no nosso momento atual.

Então, que sejamos mais humanos, mais virtuosos, pois a vida não exige de nós mais do que podemos oferecer. Devemos fazer isso não só por nós mesmos, mas por todo o Universo, que precisa que cada um de nós cumpra a sua parte para que o Todo viva com Saúde e Harmonia.

Comentários

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.