Falar em Shakespeare é falar da grandiosidade do Teatro. O maior dramaturgo do mundo não recebeu esse título à toa. Suas obras influenciaram diversos autores durantes os séculos, como o cineasta japonês Akira Kurosawa. E continuam sendo uma influência para diversos produtos culturais da atualidade, como a série de sucesso Game of Thrones, além das mais de 400 adaptações para o cinema.
Conhecido por seu cunho trágico, Shakespeare expõe em suas obras a perversidade humana que passa por sentimentos de egoísmo, ganância e busca pelo poder, que existem dentro de todo ser humano. Uma de suas obras mais conhecidas é Macbeth, famosa por abordar a história de um homem que se corrompe por sua ganância para se tornar um rei. A sua esposa, Lady Macbeth, também se transforma ao saber da possibilidade do marido conseguir o poder, e o influencia a conseguir o trono através de péssimas atitudes. No entanto, quando conseguem o que almejam, surgem o medo e a culpa, que passam a dominá-los por terem traído o antigo rei. Afinal, como conseguir ser feliz e seguir em paz sabendo dos crimes cometidos e das atitudes tomadas?
Assim como era feito na antiguidade com o Teatro Grego, essa obra escrita no século XVII é um grande ensinamento para qualquer pessoa, pois quando percebemos que os personagens são tão humanos como nós, podemos aprender com seus erros. De certa forma, todos temos uma ambição pelo poder, e não há nada de errado nisso, desde que essa busca seja sempre em nome do Bem. O que a obra nos mostra é que não é a conquista do poder que traz o sentimento de realização para o ser humano. A tragédia fica clara quando o casal Macbeth se dá conta de que, para conquistar o trono, eles tiveram que pagar um preço muito alto, pois sacrificaram muito de seus princípios éticos. E uma vida sem isso, se torna insuportável, pois não é própria do Ser Humano.
Para finalizar, deixamos aqui uma adaptação musical dessa obra tão emblemática para que ela se torne ainda mais acessível. Assim, outras pessoas que não possuem tanta proximidade com o Teatro, podem conhecer, através da música, um pouco da genialidade shakespeariana.