O “Labirinto” é considerado um dos Símbolos mais antigos do mundo. Já estava presente em desenhos dos Homens das cavernas, Mitos e arquiteturas de povos Egípcios, Gregos, Babilônicos, Judeus, Indianos, Chineses, entre outros. Apesar disso, sua versão mais conhecida é o “Labirinto do Minotauro”, na Ilha de Creta.
O “Labirinto” também representa uma situação sem saída ou bastante complicada, bem como um percurso feito ao interior da Psique ou da Alma. Por isso, em todas as Culturas simboliza a confusão do inconsciente, a qual somente pode ser transposta por quem estiver preparado para a Vida.
Ao longo da história Humana o “Labirinto” ganha diferentes sentidos, como por exemplo na Idade Média, em que ele simboliza o caminho que levava a Deus. Para os Alquimistas, representa o percurso da vida e as dificuldades enfrentadas ao longo dela.
Hoje, o símbolo do “Labirinto” é muito usado na Cultura pop, nos jogos de videogame e RPG. No cinema, encontram-se “Labirintos” nos filmes “O Iluminado”, “Labirinto – A Magia do Tempo”, “O Labirinto do Fauno”, entre outros.
Historicamente existem dois tipos de “Labirintos”:
O circular (ou em espiral), que tem como objetivo fazer a pessoa chegar ao centro, então ela apenas entra e segue intuitivamente o caminho que se apresenta;
O Intrincado (ou dédalo), que pode ter vários objetivos, como esconder algo, impedir ou dificultar que aventureiros achem seu centro ou sua saída (separando assim os que não merecem estar ali dos Iniciados ou Eleitos), ou simplesmente propor um enigma.
Na Mitologia, o “Labirinto” serviu de cenário importante para os Mitos de Ares-Dionísio, Deus muito antigo, dos primeiros tempos, e Teseu, que teve a difícil missão de enfrentar o Minotauro dentro de um “Labirinto”.
E Você, já entrou em algum “Labirinto”? Já conhecia este Símbolo? Responda nos comentários e marque seus amigos que PRECISAM saber disso.
Para mais conteúdos interessantes, siga a Feedobem.
Fontes: “Dicionário de Símbolos”, “Símbolos” e “Revista Decifra-me”.