A linguagem é a ferramenta que possuímos para poder transmitir ideias, e é natural que ela se altere com o tempo, mas o que vivemos hoje é um problema de empobrecimento vocabular. As palavras estão sendo esvaziadas, pois têm sido usadas de forma solta sem sequer ter ligação com algum significado. Acabamos vendo e ouvimos pessoas falando em “democracia”, “amor”, “política”, “ética”, “heróis”, etc, sem nem saberem que ideias essa palavras representam. Um bom exemplo é o uso que fazemos do “amor”: se “ama” os pais, se “ama” os animais de estimação, se “ama” uma sobremesa e se “ama” a Deus. Será que estamos entendendo o verdadeiro significado do Amor? Como contraponto, temos o exemplo dos gregos que tinham pelo menos quatro palavras diferentes para tratar de sentimentos de Amor (Storge, Philia, Eros e Ágape).
Prezar pelo uso correto das palavras não é um preciosismo ou elitismo, é cuidar da nossa capacidade de nos comunicarmos. Algo que deveria ser levado mais a sério em tempos de tanta polarização, fanatismos e conflitos.
Nada melhor que um game divertido para nos ajudar com essa situação tão chata, não é mesmo? Por isso apresentamos Baikoh, um jogo para quem ama palavras e, também, para aqueles que possuem alguma dificuldade com elas. O motivo? Nós explicaremos!
O jogo, desenvolvido como um aplicativo para sistema Android e IOS, possui uma premissa e uma interface que lembra muito os mini games clássicos, nos quais não podíamos deixar as peças atingirem o topo da tela.
Em Baikoh, não precisamos arrumar sequências iguais ou fazer as peças se encaixarem como um puzzle. Nele, nós formamos palavras, e por isso é uma grande ajuda para desenvolver um raciocínio rápido e a aprimorar o vocabulário.
Trailer (em inglês)
Bem interessante, não acha? Em tempos onde memes se tornam prioridade comunicacional, um jogo que traz a palavra como protagonista, acaba sendo uma ótima ferramenta para analisarmos e refletirmos sobre a importância do uso correto da nossa língua.
Aliás, Baikoh é uma ótima atividade para pessoas com problemas de escrita e fala, como a dislexia e o déficit de atenção, exercitarem sua cognição. O desafio pode ficar mais difícil cada vez que você conseguir formar mais palavras em menos tempo.
Baixe no Google Play ou na AppStore.