Lançado em 1991, Civilization é uma das franquias de jogos mais interessante que nós podemos jogar. Ok, o gráfico, principalmente nas três primeiras edições do jogo, não é grande coisa, apesar de que desde o Civilization IV vem recebendo melhorias consideráveis e no “VI”, mudaram completamente o mapa do game sem afetar a jogabilidade.
Mas do que se trata? Você pode mudar os rumos da história! O jogo permite você escolher uma entre as várias civilizações mundiais (desde o Civ. V você pode inclusive optar pelo Brasil), expandir seus territórios, fundar o seu país e governá-lo através do tempo, indo desde a Era Clássica até a Era Moderna. No decorrer do jogo você precisa tomar decisões diplomáticas, resolver crises políticas, fundar novas cidades sem esquecer das necessidades da população, entre outros desafios. Cada decisão tomada pode mudar os rumos da história e a forma como as outras nações enxergam e interagem com você, podendo inclusive deixar-se influenciar por outras nações. Dependendo de sua reputação no jogo, você pode resolver conflitos entre outras civilizações e, no Civilization V, ajudar a passar ou reprovar emendas nas Nações Unidas.
Trailer:
O jogo permite que você escolha entre os modos single e multiplayer. Se você optar pelo single, o que recomendamos se for a primeira vez que estiver jogando um dos títulos da série, você não vai se decepcionar. A inteligência artificial do jogo é bem desenvolvida e imprevisível desde a primeira versão de 1991 e vem melhorando a cada nova versão do jogo. Há alguns meses foi lançado o Civilization VI, e que apesar de ter sido a edição do jogo que passou por mudanças mais significativas na jogabilidade desde o Civilization III, continuou sendo muito elogiado pela crítica.
A seguir você confere o “Walkthrough” dessa nova edição que, apesar de ser em inglês e com narração (voz de Sean Bean, o Ned Stark de Game Of Thrones), ajuda a ter uma ideia do que o jogo reserva.