Você Conhece a Mágica Relação entre o Difícil e o Válido?

“Não faça hoje o que você pode adiar para amanhã”, diz a paródia do ditado que tantas vezes já ouvimos. Esta inversão mostra exatamente uma tendência nossa, de querer sempre o mais fácil, adiar os afazeres e dificuldades o máximo possível. O que é muito curioso, pois no fundo sabemos que não há nada na vida que seja válido e fácil ao mesmo tempo!

Se você quer estabilidade financeira, isso não é fácil, vai ter que batalhar muito, por anos, para lograr essa conquista. Se queremos um corpo bonito e sarado, não vai ser fácil, serão horas e horas investidas em alimentação regrada e exercícios físicos intensos. Ou a casa perfeita, quanto tempo de investimento, projeto e construção não será dedicado até a casa ficar do jeito sonhado? Essas dificuldades são apenas em níveis mais práticos da vida. Imagina agora num nível mais sutil, para nos tornarmos mais virtuosos? Se eu quiser me tornar uma pessoa mais paciente, por exemplo, será fácil? Será do dia para a noite? E para me tornar alguém mais tolerante, mais generoso, mais disciplinado?

Infelizmente, ou felizmente, nada na vida é fácil. E por mais óbvio que seja esta afirmação, parece que ainda não a compreendemos de verdade. Normalmente, os caminhos mais fáceis são aqueles que mais nos atrasam e nos distanciam das nossas metas, são os mais errados. É exatamente isso que a imagem abaixo nos ilustra:

c5cb3e 6df14784da81416cba0baea21fc1aa17 mv2

Quando visualizamos um caminho que exige um pouco mais de esforço, estudo e sacrifício, fugimos logo dele. E aí caímos repetidas vezes nos mesmos erros, pois fugir do difícil não resolve nossos problemas. Olhamos uma pessoa que se tornou referência num aspecto da vida, queremos ser como ela, mas não estamos dispostos a batalhar como ela batalhou para chegar naquele patamar. A beleza do caminho complexo está justamente na sua dificuldades! O esforço que ele exige é o que vai nos levar ao verdadeiro crescimento e aprendizado.

Imaginemos a seguinte situação: você precisa fazer uma cirurgia no coração, e tem duas opções de cirurgião para escolher. O primeiro médico fez inúmeras cirurgias iguais a sua, sem casos de cirurgias com complicações. O segundo médico é conhecido por fazer cirurgias de coração com os mais diversos tipos de complicações que podem existir. Qual dos dois médicos você escolheria para lhe operar? O que é acostumado a lidar com a dificuldade ou o que não tem experiência com situações difíceis?

Provavelmente, escolheríamos o segundo médico. Ficamos muito mais confiantes por saber que ele é capaz de lidar com situações complexas e imprevisíveis. Sabemos que é através do mais difícil que saímos da zona de conforto, que nos colocamos à prova e assim, por consequência, crescemos. É exatamente quando reconhecemos o valor do difícil que encontramos nossa felicidade, pois saímos do estado de frustração e comodidade e passamos a amar as adversidades, as aventuras e os desafios.

 o difícil e o válido

Já dizia o filósofo Jorge Angel Livraga: “Há um misterioso vínculo entre o difícil e o válido”. São nos desafios da vida que encontraremos o que é útil e válido para nosso crescimento Humano. A vida não é fácil, a vida é uma aventura. E é exatamente por isso que ela é muito boa de se viver.

Atualizamos recentemente este conteúdo para fornecer as informações mais precisas e relevantes. Para acessar a versão mais recente desta publicação, clique no link abaixo:

Clique aqui para ler a versão atualizada

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.