Contagie os Outros com o seu Sorriso

Uma canção da música popular brasileira já nos avisava que um sorriso ajuda a melhorar o nosso dia. Você tem dúvidas disso? É provável que seja unânime a perspectiva de que sorrir é um dos remédios para aliviar a psique das pressões diárias. Sabemos que nem sempre temos muitos motivos para mostrar alegria, mas o esforço nessa direção pode mudar completamente o seu dia e o das demais pessoas.

Sorriso

Dito isso, hoje, queremos lhe fazer um convite: venha rir com a gente! Sorrir é algo tão simples e fácil, que não fazemos ideia de como nos faz bem. Junto com toda aquela alegria que explode dentro de nós, várias outras reações são desencadeadas em nosso organismo. Talvez seja por isso que é uma das primeiras coisas que fazemos, ainda no ventre de nossas mães, antes mesmo de aprender a respirar. Sim, não são raros os casos de um bebê ser pego no flagra, sorrindo durante as ultrassons.

Os benefícios do bom humor

Sim, o bom humor nos traz uma série de benefícios. Além da alegria natural que uma boa risada nos proporciona, ela ainda é capaz de mudar nossa psique, de nos fazer sentir um bem-estar próprio da alegria e alivia, em parte, as nossas tensões. É por isso que o bom humor sempre foi uma marca de pessoas inteligentes, que entendem um pouco da psique e sua importância. Não se trata de “fazer graça” de forma aleatória, mas usar o humor como ferramenta.

Pessoa sorrindo em um dia ensolarado
O sorriso como ferramenta de bem-estar

Acerca deste assunto, a Universidade Loma Linda, na Califórnia, realizou estudos sobre os benefícios que acompanham as risadas e o bom humor, e o resultado vai fazer você ficar com um sorriso de orelha a orelha. Por exemplo, você sabia que rir ajuda a fortalecer o sistema imunológico? E acredite, esse é só o primeiro dos benefícios. O estudo ainda revelou que rir pelo menos vinte minutos por dia é capaz de melhorar a memória de curto prazo em adultos e idosos, além de melhorar a pressão sanguínea e, por reduzir o stress, ainda nos ajudar a pensar melhor e mais rápido.

Rir, de fato, pode ser um grande remédio. É evidente que precisamos perceber o que nos faz rir, pois o humor, como qualquer ferramenta, quando usado de maneira inadequada, pode servir como arma e causar problemas para alguém que não riu junto com todos os outros. Assim, o “alvo” do humor precisa ser bem direcionado e sempre ter caráter unificador, ou seja, que todos riam com você e não de você.

O riso nas culturas antigas

Que o sorriso sempre foi uma forma de expressão humana, isso já sabemos. O famoso Millôr Fernandes, em sua genialidade poética, afirmava: “o homem é o único animal que ri, e rindo mostra o animal que é”. Podemos sorrir por diferentes motivos, mas desde sempre essa forma de expressão foi vista com um ar de conexão, não apenas entre os seres humanos, mas também entre os seres humanos e o divino.

Na mitologia grega, por exemplo, encontramos o daimon – uma espécie de “espírito” ou força da natureza – Gélos. Gélos, de acordo com o seu mito, tinha a capacidade de fazer homens e deuses sorrirem em sua presença. Não por acaso, esse espírito da natureza fazia parte do séquito de Dionísio, o deus do vinho, pois, como sabemos, a bebida deixa nosso humor mais flexível. Assim, Gélos representa essa capacidade de apresentar a alegria no formato do riso.

Representação de Gélos na mitologia grega
Gélos: o espírito que fazia deuses e humanos sorrirem

Um outro mito grego também simboliza bem o poder do riso. Conta-se que Deméter, ao perder sua filha Perséfone para Hades, caiu em tristeza, mesmo após o acordo de que estaria com ela pela metade do ano. Para tirar a deusa do seu luto, surge o cômico Baubo, um personagem travesso que ao ver Deméter em luto, decide fazê-la sorrir. Ao tirar suas vestes e mostrar seu corpo nu para a divindade, a deusa da agricultura não teve outra reação senão o riso. Assim acabava o luto de Deméter, que seguiu com seus afazeres.

Essa pode parecer uma história um tanto quanto simples, mas nos mostra como o riso é importante para mudar nosso estado psicológico. Quantas vezes, em meio a solidão e a tristeza, uma boa risada nos fez mudar o ânimo e seguir nossa jornada? Eis o poder do riso e sua capacidade contagiante de nos alegrar!

O poder do riso

Somado a tudo isso que dissemos, não podemos deixar de lembrar de um dos maiores benefícios que adquirimos junto com o sorriso e o bom humor, aquele que está relacionado à nossa alma e à sociedade. Quando rimos, e fazemos o próximo sorrir, estamos levando alegria, estamos transformando o dia daquela pessoa, adicionando um pouco mais de cor, em um tempo onde notícias ruins são transmitidas em uma velocidade impressionante.

Pessoa rindo com um estranho na rua
Experimento social: o poder do sorriso

Nos impressiona o quão simples pode ser mudar a vida de uma pessoa, pelo menos momentaneamente. Não precisamos de grandes gestos, nem mesmo nos despir como Baubo fez, é só demonstrar um pouco de alegria e disposição com nossos sorrisos, abraços e acolhimento. O ser humano é um ser complexo, mas, ao mesmo tempo, fácil de ser agradado. Devemos recordar esse poder que possuímos e muitas vezes deixamos de lado. Ao invés de sorrir, de buscar viver um pouco mais alegre, nos entregamos a apatia, a solidão, a melancolia e a tristeza. A vida passa a ser pesada e acabamos nos arrastando pela existência.

Não podemos aceitar essa postura! Vamos, acima de tudo, sorrir! Se tivermos em mente esse poder, seremos capazes de vencer as dificuldades que nos atingem, afinal, nada é capaz de superar o bom humor e uma reta presença de ânimo. Mesmo nos piores cenários, que sejamos capazes de superar a nós mesmos e arrancar, em meio a dor, um sorriso sincero.

Se assim o fizermos, perceberemos que sorrir é contagioso e não custa nada. Basta um sorriso seu para que outra pessoa comece a sorrir também, e de repente, ainda que por pouco tempo, todos os problemas, estresse e mau humor são esquecidos, e substituídos, por esta energia incrível que brota de dentro de nós. O Youtuber, John Leitão, fez mais um experimento social/pegadinha, com bom humor, e mostrou exatamente como é fácil fazer o próximo sorrir, tornando aquele momento especial. Confira no vídeo a seguir:

Vamos lá, junte-se a nós, saia por aí, espalhando alegria e transformando o dia a dia de quem está à sua volta, sem vergonha de mostrar os dentes.

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.