O símbolo da Medicina é representado pelo “Bastão de Asclépio”, o qual consiste em um bastão, varinha ou haste, com uma cobra entrelaçada. Na Mitologia Grega, “Asclépio”, o deus da cicatrização, teria sido aluno do Centauro Quíron, que ensinou-lhe a ciência da cura, logo “Asclépio” superou seu Mestre e passou a ficar conhecido por ressuscitar os doentes. Furioso, Zeus, o deus dos deuses, não aceitou o fato de “Asclépio” ressuscitar os enfermos e por isso o matou, em uma verdadeira prova de autoridade.
A cobra do símbolo representa o Renascimento, bem como a Fertilidade. Além disso, ela traz uma simbologia complexa, uma vez que representa também a Morte e Destruição, em oposição à Vida e a Ressurreição (ou a cicatrização em oposição ao veneno). O bastão, por sua vez, é um símbolo de autoridade. Ele representa o poder divino, a quem, apesar dos esforços e habilidades médicas, cabe decidir sobre a Vida ou a Morte de alguém.
Agora comenta abaixo se você já sabia do significado desse símbolo, ou se é novidade para você. E claro, não deixe de marca e/ou compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.
Fonte: Dicionário dos Símbolos.