
A escolha do Símbolo é uma homenagem a uma Aristocrata Inglesa chamada “Florence Nightingale”, cujo nascimento foi em maio de 1820 na Itália e falecimento em agosto de 1910 no Reino Unido, a qual dedicou sua vida à profissão de Enfermeira. Por ocasião da “Guerra da Crimeia” (1853-1856), “Florence” trabalhou dedicadamente para cuidar dos feridos. Na Base Militar de Scutari, território da Turquia Otomana, ela interviu principalmente nas questões de higiene pessoal, salubridade, medicações básicas e alimentação. Muito dedicada e cuidadosa, “Florence” caminhava todas as noites pelos corredores das tendas dos enfermos a fim de visitar os pacientes feridos. Sempre carregava uma lamparina que iluminava suas rondas noturnas. Por este motivo, ficou conhecida como a “Dama da Lamparina”.
Segundo Resolução do Conselho Federal de Enfermagem, os significados atribuídos ao Símbolo da Enfermagem são:
Cobra: Magia e Alquimia, uma vez que representa o Renascimento ou a Cicatrização;
( Cobra + Cruz: Ciência;
Lâmpada: Caminho, Ambiente.
Além disso, vale dizer que a Pedra Símbolo da Enfermagem é a esmeralda, bem como a cor que a representa é justamente o verde esmeralda.
O Símbolo do Técnico e Auxiliar em Enfermagem segue este mesmo modelo. Ele também é representado por uma lamparina, contudo, a cobra e a cruz são substituídas por uma seringa, que representa a técnica.
Você é Enfermeira(o)? Alguma experiência enriquecedora para dividir? Conta para a gente nos comentários. E não esquece de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e marcar aquela(e) amiga(o) neste post.
Fonte: “Dicionário de Símbolos”.
Comentários