A “Pimenta” simboliza Energia, Proteção, Prosperidade, Sorte, Sensualidade e Sexualidade. Graças à sua coloração viva (principalmente quando vermelha ou amarela) e ao seu sabor ardido, a “Pimenta” além de ser um dos temperos mais utilizados ao redor do mundo, também é fortemente usada como amuleto contra mau-olhado. Por isso, não é incomum ver pessoas usando a “Pimenta” como pingente ou tatuagem em diferentes partes do corpo: pescoço ou colo, punhos, braços, tornozelos, pés, etc.
Na Umbanda, Religião Afro-Brasileira, a “Pimenta” é considerada um alimento quente e por isso associada ao elemento Fogo. Ela é utilizada por alguns mentores espirituais como o “Preto Velho” e o “Exu”, com o intuito de Renovação Espiritual e Limpeza de Energias.
Além disso, os pés de “Pimenta” plantados nas portas das casas simbolizam a Proteção, a Sorte e a Prosperidade beneficiada pela presença da planta. Caso a planta morra, acredita-se que a energia esteja muito carregada, já que a pimenteira tem a característica de absorver o “olho-gordo” e não deixar passar as más energias, de modo que o seu Poder simboliza essa Transformação.
A “Pimenta” também simboliza a Boa saúde, com benefícios comprovados cientificamente. Logo, a “Pimenta” serve de forma positiva como descongestionante nasal e pulmonar, tem ação anti-inflamatória, ativa a digestão, colabora na prevenção de câncer e muito mais.
E Você, sabia do significado da “Pimenta” como Símbolo? Conta também para a gente nos comentários se a utiliza como um amuleto de proteção.
Fontes: “Dicionário de Símbolos”, “Símbolos”, “Gazeta News”.