Hoje vamos descobrir o significado de um dos seis Símbolos do Judaísmo: a “Mezuzah”.
O Judaísmo é uma Religião Abraâmica muito antiga e foi a primeira Doutrina Monoteísta do Oriente, ou seja, os Judeus baseiam as suas crenças na existência de apenas um Deus. Os principais Símbolos Judaicos são: a Menorá, a Estrela de Davi, o Chai, a Tora, o Shofar e a “Mezuzah”.
Para o nosso conhecimento, “Mezuzah”, em hebraico, significa “Umbral” – Portais.
A “Mezuzah” é um talismã que representa Proteção e também a Fé dos devotos Judeus. Esse Símbolo é usado no lado direito das portas das casas e são tocados antes das pessoas entrarem nas habitações. Dentro deste talismã há um pergaminho com um Texto Sagrado do Livro de Deuteronômio “6.4 a 9” e “11.13 a 21” – conhecidos como “Shemá” e “Vehaiá”. Trata-se de promessas e Leis instituídas por Deus.
Até hoje a “Mezuzah” é colocada nos Umbrais, isto é, Portais de todas as entradas de estabelecimentos, Templos e residências dos Judeus, a sete palmos de distância do chão, sempre apontada para a parte interna do local, a 45º, para que fique à altura dos olhos.
Conta a história que, ao longo da jornada de libertação do Povo Hebreu da escravidão do Egito, eles aderiram a simbologias para diferenciá-los dos outros povos como uma estratégia de preservação, permanecendo até hoje na Religião Judaica.
Gostou de saber mais sobre este Símbolo Judeu? Quer saber mais sobre os outros Símbolos? Responda nos comentários e salve este conteúdo para não perder esta informação.
Fonte: “Dicionário de Símbolos”, “Renascer” e “Rivkah”.