A “Medalha de São Bento” é um dos maiores Símbolos e heranças deixados por esse Santo. Seus significados e Simbologia são de extrema importância para a Igreja Católica, e para todos os seus Devotos.
Além da imagem da Cruz e da figura de São Bento, a Medalha traz ainda certo número de letras e cada uma das quais representa uma palavra latina. Essas letras misteriosas encontram-se dispostas na face da Medalha em que está representada a Santa Cruz:
“C S P B”, que significa “Crux Sancti Patris Benedicti”, em português significa “Cruz do Santo Padre Bento”;
Na linha vertical da Cruz, lê-se “C S S M L”, o que quer dizer “Crux Sacra Sit Mihi Lux”, em português “A Cruz Sagrada Seja a Minha Luz”;
Na linha horizontal da mesma Cruz, lê-se “N D S M D”, o que significa “Non Draco Sit Mihi Dux”, em português “Não Seja o Dragão o Meu Guia”.
Reunindo-se essas duas linhas forma-se um verso latino, pelo qual o Cristão exprime sua confiança na Santa Cruz e sua resistência ao jugo que o demônio lhe quer impor.
Ao redor da Medalha existe uma inscrição mais extensa, a qual em primeiro lugar apresenta a palavra “PAX”, que significa em português “PAZ”, que é lema da Ordem de São Bento.
Logo em seguida, em sentido horário, as seguintes letras: “V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B.”, o que quer dizer “Vade Retro Satana; Nunquam Suade Mihi Vana: Sunt Mala Quae Libas; Ipse Venena Bibas”, que em português significa “Retira-te Satanás; Nunca Me Aconselhes Coisas Vãs: É Mau o Que Tu Me Ofereces; Bebe Tu Mesmo Teus Venenos”.
O uso habitual da Medalha tem por efeito colocar os que creem sob a Especial proteção de “São Bento”. Contudo, a Medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou uma vara mágica. A “Medalha de São Bento” é considerada um poderoso Símbolo de Fé para os Cristãos Católicos.
E Você, tem ou conhece alguém que usa esta Medalha? Gostaria de saber mais sobre a história de “São Bento”? Deixe seu comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.
Fontes: “Aleteia”, “Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro” e “Blog Izasoler”.