
⠀
O Símbolo desse animal esteve presente em algumas Mitologias, a exemplo da Romana com a história de Rômulo e Remo, os fundadores de Roma, os quais foram amamentados por uma “Loba”. Assim, na Cultura Romana o “Lobo” representa os Cuidados Maternos.
Na Mitologia Grega, o “Lobo” era uma das formas que Zeus assumia e deste modo recebia Seres Humanos como sacrifício para acabar com a seca e tornar a terra novamente fértil. Assim, para os Gregos o “Lobo” está relacionado à Fecundidade.
Para o Cristianismo, o “Lobo” representa o Diabo, como um saqueador do rebanho.
O “Lobo” também é representado como uma “figura má” nos contos clássicos infantis, como o de “Chapeuzinho Vermelho” e o dos “Três Porquinhos”.
No Folclore, essa mesma caraterística de maldade também é assumida especialmente na lenda do ”Lobisomem” – homem que se transforma em “Lobo” em noite de Lua Cheia.
⠀
Apesar da imagem de ferocidade e de terror deste animal, o “Lobo” é um animal com um alto senso de Lealdade, Bravura e Força. Por isso, os que escolhem esse Símbolo para tatuar no corpo pretendem sobressair particularmente essas qualidades.
⠀
Ao longo da história, a Humanidade se redescobriu e consequentemente reinventou os seus Símbolos, ressignificando elementos e Seres da Natureza. O “Lobo” é um exemplo disso, talvez seja por este motivo que este animal está presente na Cultura de várias nações, sejam elas modernas ou não.
Comentários