O “Lírio” é uma Flor que simboliza a Pureza, a Inocência e a Virgindade. Essa Flor, antes de virar Símbolo, surgiu em regiões mais frias e úmidas da Europa, Ásia e América do Norte. A sua existência é milenar, na China os ”Lírios” são cultivados há 3 mil anos.
O “Lírio” é considerado por muitos como a “Flor do Amor”, pois carrega ambiguidades e pode ser tanto irrealizável, reprimido ou sublimado. Quando o Amor é sublimado, o “Lírio” simboliza a Glória dele.
O “Lírio” também é considerado a Flor Real representada na imagem da “Flor-de-Lis”, Símbolo da Geração, de Prosperidade e da raça, usado pela Nobreza e Realeza Francesa em seus brasões. Representado como “Flor-de-Lis”, o “Lírio” simboliza Poder, Soberania, Lealdade e Honra, assim como a Pureza tanto do Corpo, como da Alma.
A “Flor-de-Lis” é também o Símbolo dos Escoteiros e do Escotismo.
Para a Cultura Chinesa, o “Lírio” representa a Fartura, o Amor Eterno e o Verão. Já para a Crença Cristã, o “Lírio” simboliza um abandono à Providência Divina ou uma entrega Mística à Graça de Deus.
Religiões Afro-Brasileiras também possuem grande apreço pelos “Lírios”. No Candomblé e na Umbanda, o “Lírio” é oferecido a Oxum, Deusa das Águas Doces, além de representar Oxalá, Divindade associada com a criação do mundo e da espécie humana.
Você conhecia alguma dessas curiosidades sobre o “Lírio”? Conhece mais alguma outra? Se sim, deixe nos comentários.
Não esqueça de compartilhar com seus amigos e salvar este conteúdo para ler sempre que quiser.
Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Classe A”.