Simbolismo do Olho Grego

O Olho Grego tambem conhecido como Olho Turco ou Nazar simboliza a Sorte a Energia Posi

O “Olho Grego”, também conhecido como “Olho Turco” ou “Nazar”, simboliza a Sorte, a Energia Positiva, a Saúde, a Limpeza, bem como o olhar de Deus que Ilumina e Protege as pessoas e os ambientes. Este Símbolo é muito utilizado como pingente em pulseiras e correntes, além é claro em tatuagens.

O Símbolo de nome original “Nazar Bancugu”, que vem do árabe “Nazar” (olhar) e “Bancugu” (conta de rosário), é comum na Turquia onde podemos encontrar muitas casas adornadas por ele. As Mães Turcas, por exemplo, protegem seus bebês do chamado “olho gordo”, colocando um “Olho Grego” próximo ou nas roupas das crianças.

O “Olho Grego” existe há muito tempo e era utilizado em rituais de proteção da Cultura Islâmica. No Antigo Egito e na Índia, o “Olho de Hórus” e o “Terceiro Olho de Buda” tinham a mesma função que o “Olho Grego ou Turco”. Curioso saber que o “mau-olhado” também é reconhecido por Maomé, Profeta do Islamismo, e citado em textos clássicos do Judaísmo como o Antigo Testamento.

Outra curiosidade sobre o Símbolo é que este geralmente é feito de vidro, tem forma arredondada (círculo) e é composto das cores azul escuro e azul claro, que simbolizam a cor da Limpeza e Proteção, e também pelas cores branca e preta. Também dizem que o mau-olhado tem a cor azul, portanto seria mais eficiente para quem usa não atraí-lo. Do ponto de vista da forma, o círculo literalmente faz com que as energias circulem, ou seja, o círculo capta a negatividade e a transforma em energia positiva, dissipando qualquer efeito que pareça nocivo. Já que é normalmente feito de vidro o “Olho Grego” também filtra as energias negativas, e se rompido perde suas características de Proteção, devendo ser substituído por outro.

Embora sejam divergentes as histórias sobre a sua verdadeira origem, sabemos que este Símbolo também foi adotado por nós brasileiros como forma de Proteção. Então, gostaríamos de saber se acredita neste poderoso e secular talismã.

Fonte: “Dicionário de Símbolos”, “Oh! Carol” e “Significados”.

Comentários

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.