A Engenharia é uma ciência abrangente com diversas ramificações sendo que, na maioria das vezes, o símbolo usado para representá-la é exclusivo para a Engenharia Civil, uma das mais populares dentre as várias áreas dessa ciência.
O símbolo da Engenharia é representado por uma engrenagem que rodeia a Deusa Minerva, que é a deusa romana da Sabedoria e da Aprendizagem. Minerva, ou a deusa Atena para a Mitologia Grega, é filha de Júpiter, o qual, segundo a Mitologia, numa tentativa de impedir o nascimento da filha, engole sua esposa Métis, deusa da saúde. O que decorre do fato de o Oráculo ter proposto que se fosse uma menina a filha seria tão poderosa como o seu pai. Assim, Júpiter promove um jogo divino em que os jogadores devem se transformar em um animal, de modo que, aproveitando o fato de Métis ter se transformado em uma mosca, Júpiter a engole.
Anos mais tarde, o deus Júpiter pediu que lhe abrissem a cabeça com a intenção de que conseguissem eliminar a dor insuportável que o atormentava. Da sua cabeça saiu a multifacetada Minerva que, além de sábia é uma grande guerreira e é retratada com um capacete, um escudo e/ou uma lança.
Possivelmente por ser detentora de tantas habilidades, os engenheiros encontraram nela o símbolo da Engenharia.
E você, já conhecia a história por trás desse símbolo?
Se você gostou, não deixe de marcar os(as) seus(uas) amigos(as) engenheiros(as) e, claro, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.
Fonte: “Blog Poésie” e “Dicionário dos Símbolos”.