O “Daruma” é um dos mais importantes Símbolos Japoneses, sendo considerado um amuleto que simboliza Sorte e Perseverança. Ele faz referência a Bodhidharma, um Monge Indiano nascido em 483 d.C. conhecido por ser o fundador do Zen Budismo na China.
Além de serem usados na decoração, os bonecos “Daruma” também são oferecidos a quem deseja fazer um pedido ou servem de brinquedos para as crianças. Os “Daruma” são sempre vermelhos porque fazem referência ao manto de um Sacerdote. A cor também está relacionada à Sorte e é reconhecida por afastar o mau olhado.
Outra característica é que os olhos do boneco “Daruma” não têm pupilas, nem cílios. A história conta que Bodhidharma permaneceu durante nove anos sem se mover ou fechar os olhos dentro de uma caverna. E para não cair no sono ele teria cortado as suas próprias pálpebras, por isso o boneco não as tem e é Símbolo de Persistência e Perseverança.
Reza a lenda que o boneco “Daruma” é vendido sem os olhos pintados. Quem o recebe pode fazer um pedido e pintar o olho esquerdo com tinta preta, quando alcança a graça o dono do “Daruma” deve pintar o olho direito do boneco.
Quando o pedido é realizado e após a pintura do segundo olho, costuma-se queimar o “Daruma”. O Ideal é incendiá-lo no final do ano no Templo como forma de transmitir Gratidão. Além disso, é importante saber que o “Daruma” deve ser recebido de presente e jamais comprado diretamente pela pessoa que deseja fazer o pedido!
E Você, acredita no “Poder” do Daruma? Já viu algum de perto?
Conta para a gente nos comentários e compartilha este conteúdo em sua rede social.
Fonte: “Dicionário de Símbolos”.