
A “Ferradura” é um objeto que simboliza a Boa Sorte, a Energia Positiva e a Proteção. E em muitas Culturas tem a função de amuleto ou talismã de proteção.
Esta peça ao longo da história teve diferentes representações. O uso das “Ferraduras” como talismãs se originou na Europa, mais precisamente na Grécia Antiga. Para os gregos, o ferro era o mais poderoso dos elementos que os protegia de todo o mal e por isso a “Ferradura” simbolizava um amuleto para atrair “Sorte” e “Energias Positivas”.
Na América do Norte, a “Ferradura” é um dos talismãs mais comuns que simboliza a “Proteção” e normalmente é colocada pendurada nas portas dos celeiros e dos estábulos com as pontas viradas para baixo. No México, as “Ferraduras” são vendidas com placas do Santo “San Martin Caballero”.
Dentro da Umbanda, ela é frequentemente relacionada ao orixá “Ogum” e os seus pequenos furos são representações dos caminhos para a dimensão do mundo mineral. O objeto também simboliza o “Trabalho” e o “Esforço”, além de estar associado à luta pela sobrevivência.
Outra curiosidade sobre este Símbolo é a relação dele com a história de “São Dunstan de Canterbury”, um monge e arcebispo inglês reconhecido como um grande estudioso da metalurgia, e considerado um dos responsáveis pelo aperfeiçoamento das técnicas de fabricação de sinos. Reza a lenda que “Dunstan” teria colocado “Ferraduras” no próprio Diabo e somente as tirou após ouvir a promessa de que ele nunca mais chegaria perto das casas que tivessem uma “Ferradura” à porta. Interessante, não é mesmo?
Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Símbolos”.



