A “Cruz de Tau”, ou simplesmente o Tau, é uma Cruz sem cabeça em forma de “T” (Tau é a letra “T” em Grego).
A “Cruz de Tau” é uma das mais antigas representações da Cruz, e simboliza o direcionamento da Mente para o Bem através da Luz, da Verdade, da palavra, do Poder e da Força. Além disso, ela também simboliza o Tempo e a Eternidade.
A “Cruz de Tau” se forma a partir da convergência de uma linha vertical e outra horizontal, simbolizando o encontro entre o Celeste e o Terrestre, o Divino e o Humano.
Por ser uma das mais antigas representações da Cruz, ela possui vários significados usados em diferentes contextos e um não exclui o outro.
O mais expressivo significado diz que a “Cruz de Tau” representa o Suplício do Messias, associando a Cruz ao Crucificado, simbolizando o Sacrifício, a Redenção e a Salvação.
A “Cruz de Tau” também simboliza uma serpente fixada numa estaca, ou seja, a morte sendo vencida pelo Sacrifício. No Antigo Testamento, Isaac levava uma madeira em forma de “Tau” em suas costas e por isso um Anjo segurou no braço do seu Pai impedindo que este lhe tirasse a vida em sinal de Sacrifício a Deus.
A “Cruz de Tau” é a utilizada pelos Franciscanos. Para São Francisco, o Tau, que tem a forma da Cruz, fazia lembrar o Amor de Jesus Cristo pelos Homens, e era usado como um Símbolo de Conversão, de uma vida que tinha como missão ajudar o próximo.
Comumente, a “Cruz de Tau” é talhada em madeira, principalmente quando é usada como Símbolo dos Franciscanos.
Você conhece ou já conhecia este Símbolo? Fala para a gente nos comentários. E, se possível, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.
Fonte: “Dicionário de Símbolos”.