A “Cruz Celta”, ou “Cruz Céltica”, é um Símbolo que representa o povo Celta, e o seu uso é mais remoto do que a Cruz Cristã como Símbolo do Cristianismo. Há representações da imagem datadas de 5 mil a.C. A “Cruz Celta” é também uma manifestação artística da Cultura Celta, principalmente da Irlanda e da Grã-Bretanha, a partir do século VII.
De acordo com alguns estudiosos, o Símbolo da “Cruz Celta” é usado para descrever o Equilíbrio entre a Vida e a Eternidade, com a junção dos quatro Elementos Essenciais: Água, Terra, Fogo e Ar.
Hoje, a “Cruz Celta” também é um dos Símbolos do Presbiterianismo e das Igrejas Batista e Anglicana reformadas, e representa o Nascimento, a Morte e a Ressurreição de Cristo. O círculo, que na Simbologia pagã representava o Sol, agora representa a Circularidade da Vida, a Renovação Eterna.
Ao usarem a “Cruz Celta”, as Igrejas afirmam as suas Doutrinas e Identidades, revelando a sua Herança Protestante. Nessa perspectiva, a “Cruz Celta” representa a Vida Eterna no Reino de Deus.
Para os neopagãos, a “Cruz Celta” mantém a sua Simbologia Ancestral, sendo usada como amuleto de proteção e também como um talismã para ajudar a ultrapassar obstáculos. É também um Símbolo de Fertilidade e de Prosperidade.
Você já viu este Símbolo em algum lugar? Se sim, conta para a gente nos comentários e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.
Fonte: “Dicionário de Símbolos” e “Símbolos”.