A “Caveira Mexicana” simboliza a Vida. É usada para lembrar e homenagear pessoas que já faleceram, além de ser um Símbolo de proteção contra maus espíritos e energias negativas, segundo a Cultura Mexicana.
Diferente de outras Culturas ocidentais, a “Caveira Mexicana” não está associada à morte, por isso é comum encontrá-la colorida e decorada com desenhos de flores. Este Símbolo é usado principalmente no “Dia dos Mortos”, comemorado no México no dia 02 de novembro.
O “Dia dos Mortos” teve origem na Civilização Asteca, uma festa dedicada à Deusa da Morte Mictecacihuatl. No México a celebração é intensa, com comidas e festas pelo país, para dar boas-vindas aos espíritos dos antepassados em visita na Terra. Esta festa foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Das origens para os dias de hoje, os desenhos das Caveiras foram sendo modificados gradualmente. Diversos filmes, desenhos e animações fizeram adaptações.
Dentre eles, um dos mais famosos é o recente “The Book of Life”, dirigido por Guillermo del Toro, com temática inteira inspirada nas “Caveiras Mexicanas”. Uma história que se passa no dia em que os espíritos atravessam os mundos e assim tudo pode acontecer. Outro exemplo do uso do Símbolo é visto no filme “Viva – A Vida é uma Festa”, da Pixar/Disney, que aborda o “Dia dos Mortos”.
Outra curiosidade é que alguns Mexicanos constroem altares e dão oferendas para os mortos, como por exemplo comida, bebida, flores, etc. O período de 31 de outubro até 02 de novembro simboliza a Renovação, a Aceitação da morte como parte da vida.
Você conhecia este Símbolo? Reconhecia a sua importância Cultural? Responde nos comentários e marca um(a) amigo(a) que gosta desse conteúdo.
Fontes: “Dicionário de Símbolos”, “Significados” e “Phiphi Camisaria”.