Você gosta de “Cactos”?
A palavra “Cacto” vem do Grego “Κακτος” (kaktos), que denomina um tipo de cardo-espinhoso e, ao longo do tempo, virou um Símbolo de Resistência, Força e Adaptação.
Por sobreviver nos ambientes e situações mais desfavoráveis, suportando facilmente climas desérticos, o “Cacto” simboliza também a Superação e a Ajuda em momentos difíceis.
Outro simbolismo do “Cacto” é a capacidade de enfrentar desafios e a Força Interna para lidar com a solidão. Por isso ele pode ser oferecido a pessoas que estejam atravessando uma situação complicada e que tenham que se manter firmes.
Na Cultura Popular, a “Flor do Cacto” é considerada a Flor da Sabedoria, da Prosperidade e da Perseverança. As “Flores de Cactos” também são vistosas e fortes. Para que elas possam florescer e crescer é necessário que o clima seja ideal. Elas têm vários tamanhos e cores, e em sua maioria são grandes, além de que algumas são perfumadas. A “Flor de Cacto Amarela” simboliza Calor e Proteção, e tem relação com o Espírito Maternal e de Cuidado.
Um certo número de espécies de “Cactos” também são capazes de produzir frutos, a mais conhecida é a Figueira da Índia, responsável por gerar o Figo-da-Índia ou Pitaya.
O “Cacto” nas práticas de Feng Shui é considerado o Guardião, aquele que protege a Casa. Ele é um purificador de ambiente, livra o lugar das toxinas e proporciona Boas Energias ao Lar.
Existem cerca de 176 gêneros e 2.273 espécies de “Cactos”, em especial nos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul. O país que tem maior número e variedade de “Cactos” é o México. Para se ter uma Ideia da presença dessa planta na história do país, basta dizer que Tenochtitlan, o antigo nome da Cidade do México, significa “Lugar dos Cactos Sagrados”. Ele é tão Simbólico para os Mexicanos que figura na própria bandeira do país.
Gostou de saber da história do “Cacto”? Conta para a gente nos comentários e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.
Fontes: “Dicionário de Símbolos” e “Símbolos”.