Retrospectiva 2024: Os Textos Mais Lidos e Reflexões do Ano

Chegamos ao final de mais um ano. Após 365 dias, a Terra completa mais uma volta ao redor do Sol. Para alguns, esse é apenas mais um fenômeno astronômico guiado por leis da natureza e que nada tem relação conosco. Assim, a mudança dos anos é apenas uma forma de contar a passagem do tempo e em nada nos interfere, a não ser pelo dado de que estamos avançando para o futuro. Entretanto, para outras pessoas, o fim de um ciclo é um momento especial, capaz de nos fazer refletir sobre como estamos guiando nossas vidas e como devemos prosseguir a partir desse momento.

Em todo final de ano é natural fazermos uma retrospectiva do que foi vivido, das metas que traçamos e se elas foram alcançadas. É o momento em que chamamos para a consciência nossos atos e como podemos nos preparar para um novo ciclo, com novas possibilidades. Assim, por mais que possa parecer um dia como outro qualquer, o fim de um ciclo é sempre o começo de outro e, portanto, carrega em si uma energia especial, sutil e que se faz sentir no coração de cada ser humano. É o momento perfeito para não apenas relembrar, mas também para se comprometer com novos planos, novas metas e novos ideais.

Imbuídos desse sentimento, nós da Feedobem preparamos a nossa própria retrospectiva. Aqui veremos os doze textos mais lidos no ano, correspondente a cada mês, e os indicaremos para você, caro leitor, a fim de que possa desfrutar de mais algumas boas reflexões antes de se despedir de mais um ano. Vamos a ela?

Janeiro

Em janeiro, abrimos o ano com uma indicação de filme que se tornou o texto mais lido daquele mês. O filme “A chefinha” vai nos mostrar a jornada de Jordan Sanders,  uma empresária bem-sucedida, profissionalmente, mas incapaz de manter vínculos afetivos sustentáveis com as pessoas à sua volta. Apesar de ser uma comédia romântica, o filme nos revela um dilema importante do mundo atual: a dificuldade de conciliar o mundo do trabalho com o mundo pessoal.

É talvez por essa temática tão urgente no nosso momento histórico que esse tenha sido o texto mais lido de janeiro. Para aqueles que ainda não conhecem o filme ou o texto, pode acessá-lo clicando aqui.

Fevereiro

Em fevereiro, os leitores se debruçaram sobre o mito de Orfeu e Eurídice, uma das mais belas histórias da mitologia grega. Orfeu, um grande músico capaz de produzir sons que encantavam até os deuses, se apaixonou por Eurídice e esta, por sua vez, também caiu de amores pelo artista. Ambos iriam se casar, mas Eurídice foi picada por uma cobra e acabou morrendo com o veneno da serpente.

Em meio a sua dor, Orfeu decide descer até o mundo dos mortos para resgatar sua amada. Assim começa sua jornada em busca dos mistérios da vida e da morte. Não falaremos todo o mito aqui, pois este é um texto de indicações. Recomendamos para aqueles que desejam conhecer o mito completo acessar o texto na íntegra. Você pode fazer isso clicando aqui.

Março

Em março, vivemos a Páscoa e todos os seus simbolismos. Voltamos para as raízes mitológicas e apresentamos o texto sobre a deusa Ostara, uma divindade dos antigos celtas que representa a fertilidade e a vida. Nossos leitores se voltaram para a mitologia mais uma vez e acessaram com profundidade os segredos dessa antiga divindade.

Os que ainda não tiveram a oportunidade de ler esse texto podem acessá-lo agora clicando aqui.

Abril

No mês de abril, o texto mais lido em nosso portal foi sobre a importância dos Zigurates, uma das construções mais importantes da Idade Antiga. Entramos em uma verdadeira cápsula do tempo e voltamos até a Antiga Mesopotâmia para compreender o valor civilizatório dos Zigurates, uma obra gigantesca que cumpria papéis religiosos, econômicos e científicos.

Certamente um dos textos mais bem avaliados do ano, deixamos como indicação para quem quiser ler e aprender muito sobre esse importante monumento. Para acessá-lo basta clicar aqui.

Maio

Saímos da história e entramos em maio com o paradoxo do navio de Teseu. Você o conhece? Nele, devemos imaginar um navio que, após anos de uso, foi tendo suas peças substituídas. Após a troca de todas as peças, esse é o mesmo navio ou um novo?  

Esse paradoxo também reflete a identidade humana, uma vez que passamos por essas mudanças ao longo de nossa existência. Todas as nossas células – com exceção dos neurônios – passam por uma renovação, mas nem por isso deixamos de ser nós mesmos. Como entender essa questão? 

Foi pensando nisso que muitos leitores foram atraídos para o texto mais lido de maio, acerca da identidade humana em relação ao paradoxo do navio de Teseu. Se você quer descobrir uma solução para essa questão, indicamos a leitura do texto. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Junho

No sexto mês do ano, mergulhamos no simbolismo do famigerado “5° elemento”, o éter! Na antiguidade se falava em apenas quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Entretanto, existia para alguns filósofos um quinto elemento, capaz de misturar-se com os demais e permear todo o cosmos. Esse era o éter, uma expressão própria de Deus, capaz de estar em todos os locais.

Para mergulhar nesse mistério de maneira profunda, recomendamos a leitura do nosso texto, que foi o mais acessado do portal em junho. Para chegar até ele clique aqui.

Julho

Em julho, embarcamos em mais um filme, dessa vez agora o famigerado “Robôs”. Nessa animação, acompanhamos a trajetória do querido Rodney Lataria, que deseja se tornar um inventor para que, com as suas criações, possa ajudar a tornar mais fácil e prática a vida das “pessoas”. 

Ao perseguir seus sonhos, embarcamos em uma jornada de superação que emociona adultos e crianças, pois Rodney revela a importância de alimentar e persistir em nossos objetivos. A animação, portanto, tocou a todos e se consagrou como o texto mais lido de julho, um dos mais acessados de todo o ano. Você pode ter acesso a ele clicando aqui.

Agosto

Entre julho e agosto de 2024, vivemos os jogos olímpicos, a competição mais importante do mundo dos esportes. Ressignificada nos tempos modernos, essa é uma celebração da Grécia Antiga, dedicada a Zeus. No mundo atual, os jogos olímpicos representam a superação através do esporte, e há uma série de simbolismos ao seu redor.

Um dos mais importantes são os anéis olímpicos, cada um representando um continente. No mês de agosto, influenciados por essa atmosfera das olimpíadas, o texto mais acessado em nosso portal foi justamente acerca do simbolismo dos anéis. Para os que ainda não leram o texto, o recomendamos fortemente, para podermos viver com mais profundidade essa celebração. Você pode acessar o texto clicando aqui.

Setembro

No 9° mês do ano, o texto mais lido foi sobre o “Self Made Man”, um conceito enraizado na cultura americana e usado quando alguém consegue o sucesso a partir dos seus esforços. Essa capacidade de construir a si mesmo, chegando a um patamar muito superior ao que se esperava no início de sua existência é, acima de tudo, uma verdadeira evolução espiritual.

No texto, buscamos abordar não apenas a ideia material desse conceito, que geralmente é focado no sucesso profissional. Além desse aspecto, podemos nos construir espiritualmente, vivendo valores atemporais e assumindo posições verdadeiramente humanas em nosso cotidiano.

Para quem se interessou por esse assunto, basta clicar aqui e acessar o texto.

Outubro

Chegando na reta final do ano, começamos a fazer planos. Os meses de outubro e novembro geralmente são aguardados com ansiedade, pois é a nossa preparação para o final do ano. Nas escolas, o ano letivo começa a se encerrar, mas antes disso é hora de provas finais, e toda ansiedade toma conta, seja de crianças ou adultos.

Frente a esse contexto, o texto mais acessado em nosso portal no mês de outubro foi “O expresso polar”, um clássico natalino. Apesar de “fora de época”, o longa-metragem e suas lições acerca da redescoberta da magia natalina foram um verdadeiro sucesso entre os leitores.

Para ter acesso a esse texto e poder ler nossas reflexões sobre esse filme, basta clicar aqui.

Novembro

O penúltimo mês do ano nos trouxe o texto “Você sabe o que é ser genuíno?”. Uma reflexão importante nos dias de hoje porque geralmente, de forma quase automática, deixamos de lado nossas características mais próprias para assumir diferentes personalidades, hábitos e trejeitos com base em modismos. Será que estamos perdendo a capacidade de sermos autênticos?

Essa e outras perguntas são desenvolvidas ao longo do nosso texto, que tem como objetivo nos fazer refletir sobre isso: até que ponto somos, de fato, genuínos e fiéis a nós mesmos. Caso deseje essa leitura, clique aqui.

Dezembro

No nosso último mês de 2024, o texto mais lido foi sobre o deus do Sol para os antigos Persas, Mitra. Uma divindade com muitos símbolos e que tem por característica a celebração do “Sol invictus” pelos antigos romanos, Mitra foi um grande símbolo de renovação e espiritualidade. Para os romanos, esse deus ficou extremamente popular entre os soldados, se tornando assim, junto com Marte, uma das divindades protetoras das legiões.

Para conhecer mais do seu simbolismo, indicamos que leia o texto, o qual você poderá acessar clicando aqui.

Essa foi a retrospectiva 2024 da Feedobem! Agradecemos a todos os membros e leitores do nosso portal! Aguardamos todos em 2025 com novas temáticas e reflexões!

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.