O Bem – Uma Série Especial

Todo ser humano tende ao Bem. Essa é uma frase difícil de ser aceita, não é mesmo? Isso porque não nos faltam exemplos de pessoas que cometem atos que causam mal a uma ou mais pessoas. Apesar de sabermos dessa realidade, ainda é um fato que todos nós buscamos o Bem, porém, aqueles que causam o mal a outras pessoas não percebem que o “bem” que estão buscando só beneficia a eles em detrimento de macular tantas pessoas.

Logo, o que podemos perceber é que o problema não está no Bem, mas sim no que conseguimos entender dessa ideia. Dentro dessa perspectiva, será que sabemos o que de fato significa essa virtude?

O que é o Bem?

Vamos recorrer a uma perspectiva filosófica para entendermos essa ideia. Para Aristóteles, por exemplo, o Bem está naquilo que nos faz feliz, o que realmente nos realiza. Entretanto, há felicidades momentâneas, que são fugazes e que, quando exacerbadas, nos causam um mal. Colocando em um exemplo prático, pensemos o seguinte cenário: imagine uma pessoa que gosta de beber bebidas alcoólicas. A sensação da primeira cerveja lhe traz um bem-estar psicológico, lhe faz “bem” nesse sentido. O que ocorre, porém, quando se bebe de maneira demasiada? Aquilo que lhe fazia “bem” acaba levando-a para um mal, seja a ressaca do outro dia, seja o estado descontrolado que o alcoolismo gera.

Ilustração de Aristóteles pensando sobre virtudes.
Aristóteles e a busca pela felicidade como o Bem supremo.

Assim, o que antes era de fato algo “bom”, do ponto de vista pessoal, se torna um grande mal. Aristóteles aponta que o Bem, portanto, jamais poderá ser alcançado usando apenas os sentidos, como no caso do exemplo acima, pois, como nossos sentidos são limitados, eles jamais poderão captar ou participar de uma realidade superior e que consiga, de fato, distinguir o que verdadeiramente é o Bem. 

O que o filósofo grego tenta nos ensinar é que o Bem, assim como a Verdade, a Justiça, a Beleza e outros tantos arquétipos, não participam deste mundo de maneira objetiva. Para enxergá-los, precisaremos usar uma outra faculdade humana, mais sensível e capaz de perceber no invisível aquilo que nossos olhos não enxergam. Estamos falando da mente, da razão. Podemos usar nossa mente e avançarmos para além dos sentidos, podendo assim captar essas ideias. Sendo assim, o Bem não pode ser visto, tocado ou escutado, mas sim alcançado pela razão.

Para alcançá-lo, precisamos realmente enxergar com os olhos da alma. Como saber, então, quando de fato vivemos o Bem?

O Bem é tudo que une

Para a filosofia grega o Bem é a virtude que permite um indivíduo se sentir unido a outro indivíduo, e a natureza como um todo. Assim, a bondade é tudo que gera harmonia, ordem, beleza e, em síntese, unidade. Não precisamos ir longe para notar essa ideia em todo o cosmos: toda a natureza se move de maneira harmônica, tanto dentro como fora de nós. Nossas células estão, neste momento, trabalhando para a manutenção e a preservação do nosso corpo, cumprindo cada uma com sua função. Já em um ecossistema, a diversidade de plantas, animais e minerais estão atuando da mesma maneira, preservando o equilíbrio ambiental e cumprindo com seu papel na natureza.

Representação da harmonia na natureza.
A harmonia do Bem refletida na natureza.

Em geral, pode-se dizer que o Bem é tudo que gera unidade e todos nós a queremos. Basta pensar da seguinte maneira: queremos uma família unida ou desunida? E no meu trabalho, desejo harmonia ou desarmonia? E nos relacionamentos, mais união ou separação? É natural desejar a unidade, mas infelizmente a buscamos da maneira errada, nos sentidos e em tudo que é passageiro. 

Visto isso, devemos sempre pensar em como gerar unidade em nosso dia a dia. Como posso, por exemplo, deixar minha casa mais harmônica? Ou o meu ambiente de trabalho? A partir dessa perspectiva racional podemos atuar no mundo e construir um mundo melhor.

Vivendo o Bem: uma série especial

O que precisamos, portanto, é viver essa unidade em todos os campos de nossa vida. Sabemos que isso não é simples e por isso nós, da Feedobem, resolvemos criar uma série de vídeos que falam um pouco de como é possível conciliar o Bem com outros arquétipos da nossa vida como a Política, a Religião, a Ciência, a Arte e a Filosofia.

Todos esses campos são os pilares de qualquer civilização. Se conseguirmos viver o Bem em cada um deles, certamente poderemos transformar o mundo! Para entendermos melhor cada um desses aspectos, você pode acessar a série clicando na imagem abaixo e assista! 

c5cb3e f3e5d80a013c4e65bc405683d43bf27e mv2

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.