Não é de hoje que fica perceptível um “boom” de filmes sobre super-heróis nos cinemas. Aliás, não somente sobre super-heróis, mas também filmes de ação com algum protagonista, cujo comportamento se torna um modelo para o espectador. Existem inúmeros exemplos, desde os antigos filmes de faroeste e samurai, até as fantasias como Harry Potter e Star Wars.

Por que será que histórias como essas fazem tanto sucesso? Essa perspectiva cultural não é nova. O ser humano segue modelos heroicos há milênios, como visto nos antigos mitos egípcios, gregos, indianos, chineses e tantos outros. Esses personagens cheios de habilidades e virtudes, que precisam superar difíceis provas, servem como modelos ou melhor, arquétipos, para a população.

Diante de tantos problemas no mundo, ter um exemplo de valores e virtudes, é inspirador para muitas pessoas de todas as idades. O conceito do herói não é algo apenas focado no entretenimento, mas é tema de estudos de pesquisadores conceituados como Joseph Campbell, que possui a famosa obra “A Jornada do Herói”.

Apesar de parecerem arquétipos intocáveis, a figura do herói traz esperança e funciona como modelo para que nós, seres humanos, também possamos encontrar a Coragem, a Honra, a Perseverança e todos os poderes que existem no nosso interior. Afinal de contas, assim como os heróis, nós também precisamos enfrentar nossas provas diariamente e, assim como nos mitos, elas nos trazem a sabedoria que precisamos para nos tornarmos melhores.

Imaginem o mito das 12 Provas de Hércules. Na primeira delas, ele precisa vencer o Leão de Nemeia, uma fera que já havia devorado diversas vítimas e que possuía uma pele impenetrável. Sem dúvida alguma, é uma prova de enorme esforço. Mas após vencer o leão, Hércules passa a usar a pele do animal como proteção em todas as suas próximas batalhas. Da mesma forma, cada um de nós cresce e se torna mais forte a cada dificuldade superada em nosso dia a dia. Por exemplo, quando passamos por uma crise financeira, apesar de ser difícil, esse momento nos força a sermos mais disciplinados, organizados e conscientes com nossos gastos. Quando a crise passa, permanece conosco a virtude da Organização, que irá nos ajudar em várias outras atividades em nossa vida.

No podcast abaixo, podemos compreender que cada ser humano pode se tornar um herói através da busca e prática de valores e virtudes como Amor, Compreensão, Bondade e Humildade. Podemos não sentir esse potencial heroico que existe dentro de nós, mas se trabalharmos as qualidades citadas acima, podemos ver grandes heróis nascerem!

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.