Você tem sonhos? Consegue realizá-los? Esse é um dos maiores poderes de um Ser Humano: ter sonhos e torná-los reais. Mas nem todos nós conseguimos fazer isso. Por quê? Às vezes, parece haver uma barreira entre o que sonhamos e sua realização, e é esse mesmo o principal problema.

A filosofia clássica grega entendia que há um mundo acima, de onde vem as ideias, e um mundo abaixo, onde estas são plasmadas em coisas concretas. No entanto, entre estes dois mundos, há um mundo intermediário, que capta o que vem de cima, sendo capaz de concretizar a ideia. A este mundo intermediário deram o nome de “psique”, que corresponde ao conjunto de pensamentos e emoções do Ser Humano. Esta psique deve agir como um canal entre o mundo das ideias e o mundo físico, porém, quando está muito poluída, dizia a filosofia grega, passa a agir como um bloqueio para a realização da ideia, nos tornamos incapazes de tornar os sonhos reais.

Um grande exemplo que temos na história de nosso país, de alguém que teve um grande sonho e o plasmou, ainda que contra todo o status quo da época, foi o presidente Juscelino Kubitschek.

Antes dele, todo o desenvolvimento do Brasil, nosso país de dimensões continentais, estava concentrado em seu litoral ou regiões próximas a este. O governo federal, situado no Rio de Janeiro, à época, mantinha o poder de decisão afastado tanto do interior do país, quanto da região Nordeste. Houve até mesmo uma época em que foi feito um acordo, conhecido como “política do café-com-leite”, onde os presidentes do país eram alternados entre paulistas e mineiros, como se as demais regiões fossem irrelevantes para o cenário nacional, e de certa forma eram mesmo. Mas aí vem Juscelino com um sonho, que na verdade já havia sido sonhado desde a época do Império, de transferir o centro do poder para o centro geográfico do Brasil.

Parecia loucura, construir uma cidade do zero, no meio do nada, e lá abrigar a capital de um país do tamanho do nosso. Ainda mais, fazer isso em menos de 5 anos, que era o tempo máximo do mandato de um presidente naquele tempo. A já citada filosofia grega diria que a ideia já estava lá, há mais de um século, mas faltava um homem que reunisse as qualidades necessárias para “descer para a terra” essa ideia. Esse homem foi Juscelino Kubitschek. Por quê?

Primeiro ele tinha visão de Estado, que é outro conceito que os gregos explicam muito bem, especialmente Platão em sua obra “A República”. Com essa visão, JK percebeu o que seria melhor para toda a Nação, e não só para uma parte dela. Com um governo no centro geográfico do país, o acesso à capital e, consequentemente, ao poder, seria equilibrado para todas as regiões e estados. Além disso, o fluxo de pessoas para essa parte, até então esquecida de nosso território, impulsionaria o crescimento interno do Brasil, através da melhor comunicação e transações entre estados. Isso além de outras inúmeras vantagens.

Além dessa visão de Estado, JK tinha um espirito de liderança sadia e carismática, capaz de criar um clima de harmonia mesmo entre adversários. E isso, facilitou muito a construção de seu sonho.

Hoje, quase 2,5 milhões de pessoas moram em Brasília, o que faz dela a maior cidade do mundo construída no século 20. Por ser também a sede dos 3 poderes da República, é para lá que todo o Brasil olha em busca de soluções. Tudo isso, há pouco mais de 60 anos, só existia na mente de um homem, e olha o que ele fez do sonho dele. E você, também tem conseguido plasmar seus sonhos?

Para inspirá-lo, assista ao vídeo que selecionamos contando um pouco sobre esse Grande Brasileiro.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.