Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos

Ultimamente, alguns ‘memes’ na internet tem feito a brincadeira de que, “a gente sabe que é adulto quando tem boletos para pagar”. Ouso dizer que mais do que pagar boletos, o que nos torna adultos de fato é a capacidade de tomar decisões. Tomar decisões todos fazemos, desde a juventude, mas será que temos a capacidade de tomar as decisões corretas? Decidir é uma coisa, decidir acertadamente, é outra totalmente diferente.

(Créditos: Somos Todos Um)

Platão na obra “A República” fala que tomar decisões corretas é fruto da virtude da Prudência, própria dos sábios! E para nós que não somos sábios, que tal 4 dicas que podemos usar para nos aproximar da Prudência?

“A razão quer decidir o que é justo, a cólera quer que se ache justo o que ela decidiu. ” A primeira dica para tomar boas decisões é a de não decidir nada com a cabeça quente. A cólera, a ira, a tristeza, são emoções muito fortes que alteram nossa visão da realidade. Nada como uma noite de sono para acalmar a mente e as emoções, e assim enxergarmos melhor o que fazer.

Outra dica: “os maus momentos não podem ser controlados, mas como você vai reagir perante eles, sim”. Muitas vezes ficamos tão revoltados e inconformados com o problema que nos aparece, que passamos mais tempo reclamando e rejeitando ele, do que resolvendo. Quando o problema aparece, não temos como evitá-lo, mas temos o poder de resolvê-lo de forma rápida ou lenta. Temos o poder de procurar por soluções, de ficar de bom ou mau humor. E essa mentalidade faz toda a diferença. Tente fazer a mesma coisa com má vontade e com boa vontade e observe o que acontece com os resultados!

(Créditos: Revista Destaque)

“Um dia vale por três para quem faz cada coisa a seu tempo.” Muitas vezes deixamos de agir com bom senso porque antecipamos um problema que ainda não existe. Criamos ansiedades desnecessárias, fantasiamos com cenários dando errado, sem nada ter sequer acontecido! Ao invés de focar no momento presente, nos perdemos num futuro inexistente. Com essa frase, o filósofo romano Epicteto nos ensina que fazer o que nos cabe, no momento presente, é muito mais útil e nos gera muito mais benefícios, inclusive no aproveitamento do dia.

(Créditos: Palavra de Sabedoria)

Por fim, mais uma frase de Epicteto para nos inspirar a agir com Prudência: “Não importa o que esteja acontecendo ao seu redor, faça o melhor que estiver ao seu alcance e aceite o resto como vier”. A melhor maneira de agir com bom senso é aceitando os problemas como desafios a serem superados, encará-los de frente e o que vier servirá de aprendizado!

Seguindo essas orientações desses grandes mestres, até mesmo nós, que não somos sábios, podemos aprender a tomar decisões de forma mais acertada. Experimente!

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
março 2024
STQQSSD
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.