(Créditos: O Triunfense)

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, coincide também com o dia da árvore, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência, que simbolizam o sentimento de reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental. Esse dia tem a utilidade de voltar a atenção de todos para as necessidades das pessoas com deficiência, dentre elas as principais causas dessa luta são: educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde.

Esta comunidade, através de sua luta, já conquistou alguns direitos, como, por exemplo, o direito de dirigir para os surdos, a obrigatoriedade de ambientes adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção em todas as universidades, assistência especializada em voos, descontos em ingressos de eventos culturais, entre outros.

(Créditos: Blog da Saúde – Ministério da Saúde)

Mesmo com vários direitos já concedidos aos deficientes, essa é uma causa que requer um olhar empático, na medida que nos colocamos no lugar das pessoas sentimos um pouco de suas necessidades. O que para você pode ser algo tão absolutamente normal, como o andar até uma padaria na esquina de casa, para outra pessoa pode ser a maior dificuldade que ela vá enfrentar no seu dia.

Afinal de contas, a deficiência que acomete o corpo de alguns indivíduos, é uma fatalidade que afeta o plano físico e que tem origem, muitas vezes, em fatores que não dependem de nós, como doenças ou acidentes, por exemplo. Por outro lado, a maior força que o Ser Humano tem, são as suas virtudes, e o maior poder que ele pode desenvolver, é o poder de ser Bom, de ser generoso. O dia de hoje nos faz pensar que as deficiências que mais prejudicam a sociedade são, a deformação moral e a incapacidade de amar ao próximo. Por isso, essa luta é de todos nós!

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.