Nova logo Portal Feedobem

Não Existe Profissional da Filosofia

Dia 16 de Agosto é comemorado o Dia do Filósofo, e algumas pessoas diziam que este é um dia em homenagem aos profissionais da Filosofia. Mas será que isso faz sentido? Em 14 de agosto é comemorado o Dia do Cardiologista e em 15 de agosto o Dia do Fotógrafo. Será então que “filósofo” é uma profissão como qualquer outra?

Precisamos entender, antes de tudo, o que é uma “profissão”. Os significados mais comuns tem a ver com “trabalho que uma pessoa exerce para obter os recursos necessários à sua subsistência; ocupação, ofício”, ou seja, é algo que a pessoa faz por necessidade e depende de um reconhecimento público.

Já a palavra “Filosofia”, significa Amor à Sabedoria, ou seja, um Philo Sophos é aquele que ama. Sendo assim, a Filosofia é uma prática movida por um sentimento, e não tem a ver com o ofício da pessoa dentro da sociedade. Em outras palavras, todo filósofo é um amador, ou seja: “aquele que gosta muito de alguma coisa; amante, apreciador, entusiasta”.

Claro que existem profissionais que ensinam a história da filosofia ou as doutrinas de alguns filósofos, isso sim pode ser uma profissão. E uma coisa não exclui a outra. A pessoa pode ser instrutor ou pesquisador por profissão, mas, enquanto filósofos, somos movidos pelo amor, somos todos amadores.

Assista ao vídeo que produzimos em homenagem ao Dia do Filósofo para se aprofundar neste tema. Talvez você descubra que também é um filósofo e nem sabia ainda.

Compartilhe com quem você quer o bem

MENU

Siga nossas redes sociais

Ouças nossa playlist enquanto navega pelo site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.