“Educai as crianças e não será necessário punir os Homens”

Essa máxima do grego Pitágoras, personagem tão emblemático nos estudos filosóficos e matemáticos, sobreviveu todos esses séculos e hoje em dia se torna ainda mais necessária para buscarmos um bom convívio em nossa sociedade.

A partir desta ideia desenvolvida pelo mestre grego, o podcast desta semana aborda o tema da violência e como podemos evitá-la. Bom, uma resposta já foi dada na primeira frase deste texto. Mas como podemos tirar este ensinamento do papel e compartilharmos com o próximo?

Talvez esta pergunta não tenha uma resposta tão simples, porque se houvesse, nós já estaríamos vivendo em harmonia uns com os outros. Uma excelente iniciativa seria começarmos por nós mesmos, controlar os nossos próprios impulsos, lidar com as inseguranças e aprender a combater a violência que há dentro de nós mesmos. São comportamentos que, praticados aos poucos, podem inspirar através do exemplo outras pessoas e assim fazer uma grande diferença no convívio social.

Apresentar a educação como solução aos problemas do mundo já é lugar comum, mas será que nós estamos entendendo bem o que é educação? Será que simplesmente acumular conhecimentos vai transformar alguém numa pessoa melhor? É só pensar em todas as pessoas que fizeram e fazem grande mal à sociedade… Elas são pessoas sem conhecimento?

Neste podcast, integrantes da Nova Acrópole apresentam o conceito de Educação resgatando a origem da palavra: “Educhire” – puxar de dentro / eduzir, ou seja, a verdadeira educação consiste em revelar no indivíduo aquilo que ele tem de melhor. Assim como um bom jardineiro, sem adicionar nenhuma pétala às flores, pode ajudar os pequenos brotinhos a se tornarem grandes e belas plantas.

Para se aprofundar, refletir e descobrir novas perspectivas sobre esse tema, é só dar o play!

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.