Tempo de leitura: aproximadamente 3 minutos

A Pixar lançou mais uma daquelas animações para crianças de todas as idades. Trata-se do filme Luca, disponível na plataforma de streaming da companhia. Na obra somos apresentados a Luca e Alberto, dois monstros marinhos que resolvem viver uma aventura na superfície. O primeiro é um medroso garoto do mar, que nunca saiu de perto de seus pais e da sua família diferente, mas com as mesmas preocupações de qualquer família italiana. E nos referimos à Itália, porque é no litoral de uma de suas vilas, chamada de Porto Rosso que toda a trama se desenrola. Ainda que seus parentes tentem protegê-lo do perigo de sair da água, nosso protagonista acaba saindo e conhecendo Alberto, um monstro marinho que vive há um bom tempo na superfície. Os dois terminam encontrando Giulia, uma menininha espevitada e esperta que vive brigando com Ercole. Os três se unem para derrotar o arrogante inimigo, na corrida anual da vila.

O filme é uma bela história sobre amizade e guarda belas lições. Como nos disse Aristóteles, grande discípulo de Platão na Grécia antiga: “a amizade ocupa um lugar fundamental em nossas vidas. Ela é tão importante como a necessidade do Ser Humano de se alimentar e descansar, por exemplo”. De fato, não há quem possa viver no mundo sem experimentar uma verdadeira amizade. Ela é uma expressão de apreço puríssima. Basta ver como as crianças se tornam amigas facilmente e não permitem que nenhuma rusga fique entre elas e sua amizade. Talvez seja por isso que o poeta Vinicius de Moraes tenha dito que poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os seus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os seus amigos!

E do que é feita uma verdadeira amizade? Em Luca vemos que o desejo de ser amigo de alguém é algo que nasce muito rápido, mas uma relação fraterna leva tempo para ser construída e passa por altos e baixos (quem disse isso também foi Aristóteles). Luca, Alberto e Giulia se reconhecem à primeira vista. A amizade entre eles parece que tem tudo para ser um sucesso! Até que ela é posta à prova. Alberto passa a sentir ciúmes de Luca com Giulia e isso coloca em risco o segredo e a segurança dos dois. Sim, a segurança! A vila toda persegue monstros marinhos e se a água tocar a pele deles, a verdadeira identidade é revelada.

Enfrentando seus dilemas, Alberto, Giulia e Luca vão aprender que uma verdadeira amizade é Generosa. Que eles precisam abrir mão de seus próprios interesses, se quiserem experimentar essa profunda relação Humana. Mais uma vez, como nos ensinou o grande filósofo grego: a amizade perfeita pode existir apenas entre os bons.

Se quisermos ser amigo de alguém, mas amigo de verdade, em algum momento teremos que aprender isso também! E por que esse filme vem em uma boa hora? O nosso mundo passa por muitas provas. Talvez, uma boa dose de amizade pudesse melhorar as coisas. 

A Fraternidade é uma ideia revolucionária. Ela nos diz que somos todos irmãos e por isso, ao invés de competirmos uns com os outros, deveríamos colaborar uns com os outros. A vida pode até parecer uma corrida desesperada para ver quem é mais rápido, quem come mais e quem consegue evitar morrer na praia. Mas, ainda assim, ela ficaria mais divertida e Humana se não estivéssemos tentando nos sabotar mutuamente. E para isso é preciso Coragem! 

Portanto, há muitas formas de fazer a Amizade nascer entre nós: Cortesia, Confiança, Sinceridade, Tolerância com as diferenças…E, todas essas coisas nos pedem um pouco mais de Generosidade. Principalmente, para não nos deixarmos assustar pelas aparências e reconhecermos a Pureza e a Bondade qualquer que seja a pele que elas usem: Humana, ou marinha. 

Pesquise sem sair da publicação

Artigos recentes
Artigos mês
abril 2024
STQQSSD
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.