Mais do que um programa de Gastronomia, Chef’s table é uma série-documentário de grande sucesso do serviço de streaming Netflix, que retrata muito bem os dilemas humanos, aqueles que são atemporais, como a busca por um sentido de vida, o chamado da Alma, a nossa Vocação. Através da gastronomia ele nos faz refletir sobre vencer as adversidades através da vontade, disciplina, persistência. Tudo isso com um refinamento de imagens e uma trilha sonora que elevam ao status de Arte o que, por engano nosso, poderíamos talvez chamar somente de “Cozinhar”.

Atualmente com 6 temporadas,de 4 a 6 episódios cada, esta série que já foi indicada ao Emmy, tamanha a sua qualidade, se propõe a contar a história de grandes chefs internacionais e homenagear as suas trajetórias.

Através de relatos dos próprios chefs, de amigos, de clientes, de críticos de gastronomia, acompanhamos o processo de criação dos seus pratos, a escolha dos ingredientes em feiras, florestas, fazendas, as dificuldades que encontraram para se estabelecer na profissão, os motivos que os levaram a trilhar o caminho da gastronomia – que nem sempre foi tão popular e valorizada como é hoje em dia, a disciplina necessária para se manter no auge do sucesso profissional, a rotina de trabalho exaustiva, e como, através da comida, eles conseguem transmitir para quem se alimenta de seus pratos todo o sentimento e a cultura de um povo.

Não espere aprender a cozinhar com este programa! O foco aqui é outro! É conhecer a vida desses seres humanos e como eles venceram as circunstâncias adversas, venceram eles próprios, por vontade de atender ao que fazia vibrar suas almas.

Se olharmos de forma mais atenta, conseguiremos perceber que por trás de cada cozinheiro, por trás de cada ato de misturar ingredientes para criar uma refeição, há algo diferente que os motiva. Para uns é o cuidar de seres humano, para outros é a química dos ingredientes, já para outros é a aventura de cada prato… A culinária é só uma das muitas formas que este potencial humano, que todos nós temos, pode se manifestar.

A estética, a forma como a mensagem da série é entregue para nossa contemplação, denuncia desde as primeiras cenas que o programa quer nos mostrar o que é a Arte de Cozinhar: o aperfeiçoamento constante, a tentativa de chegar o mais próximo possível da perfeição de beleza, de sabor e de expressão cultural que uma comida deve ter. Isso tudo viajando dentro de pratos que vão desde o contemporâneo ao clássico, do europeu ao japonês.

Todos esses detalhes podem ser percebidos já na abertura da série, com imagens inspiradoras de pratos em composições harmônicas, dignas de Obras de Arte, ao som das Quatro Estações, de Vivaldi; o sal caindo devagar; uma luz de fundo sobre o ovo quebrado no monte de farinha; até os belos cenários escolhidos para contar as histórias, dentro e fora das cozinhas.

Chef’s Table é uma série que, mais do que comida, fala de seres humanos vencendo suas debilidades, se tornando heróis de si mesmos. Pessoas de todos os tipos, diferentes nacionalidades, com biografias distintas, mas um sonho em comum: Expressar sua Alma através da Arte de Cozinhar.

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.