Batman Begins, filme que pertence a uma trilogia criada pelo diretor Christopher Nolan, conhecido por obras de temas psicológicos como Memento (2000) e A Origem (2010), recria Bruce Wayne e sua jornada para se transformar em Batman, um super-herói, e salvar a cidade da liga da morte, um grupo terrorista que destruiu cidades inteiras desde o início dos tempos. Como um homem muda o mundo? É a questão do personagem principal, que descobre que só consegue quando lutamos por um ideal maior do que nós.

O filme sutilmente mostra a profunda relação entre o herói e o medo, transformando esta sensação como motor de impulso para superação de nossas próprias limitações, como em últimos momentos nos permite alcançar a melhor versão de nós mesmos, despertando uma atitude de valor perante a vida. Quem anda de mãos dadas com o medo e caminha com ele, quem se torna amigo de seus medos, despertando a coragem na adversidade, consegue o melhor aliado para si, porque desenvolve o talento necessário para enfrentar as provas da vida, com disposição para mudar e aprender.

Em quase todos os sistemas simbólicos do povo antigo, a imagem do herói e suas façanhas aparecem como um modelo atemporal necessário para a humanidade. Teseu, Ulisses, Perseu e Hércules são apenas alguns exemplos do mundo grego, onde o personagem se depara com várias batalhas, provações e desafios. No final de sua jornada, sempre se descobre em um nível diferente, porque sua natureza mudou e ,como sempre, encontrou valores e habilidades dentro de si que nunca pensou que tinha.

O mais importante, tanto no filme como no herói, é a busca do ideal de justiça e verdade acima de tudo, já que esse é sempre o motor que impulsiona a experiência de suas provas, tornando-se um modelo ético de valores atemporais.

No mundo de hoje, cada vez mais desprovido de atitudes heroicas e corajosas aos desafios da vida, órfãos de vivências dos ideais éticos que nos inspiram a uma mudança interior, voltam mais uma vez mais os modelos atemporais dos herói e suas jornadas transformadoras. Será que vamos ser capazes de ler nas entrelinhas e transformá-los em fonte de inspiração para as nossas experiências diárias?

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Compartilhe com quem você quer o bem

Talvez você goste também

Deixe um comentário e faça parte da conversa!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.