Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos

Se você acha que jogos de tabuleiro são coisas do passado ou somente para crianças, está muito enganado! Na última década a indústria de jogos de tabuleiro vem ganhando cada vez mais espaço no mercado com o público adulto. Os jogos em questão são totalmente diferentes do que estávamos acostumados, com muita inovação, criatividade e diversão garantida.

Dentre os mais populares hoje em dia, se encontra o Dixit. Lançado em 2008 na França e criado originalmente por Jean-Louis Roubira, que atua como psiquiatra infantil, este jogo cujo significado literal se traduz por “ele disse” mescla elementos da imaginação, da criatividade e até da percepção de mundo de cada Ser Humano.

A partida dura em média 30 minutos com até 6 participantes. Cada jogador recebe a mesma quantidade de cartas. Em cada rodada um jogador irá escolher uma carta e dizer alguma pista do que ela representa. Os outros jogadores, por sua vez, escolhem uma carta de suas respectivas mãos que se aproxime da ideia proposta pelo primeiro jogador. Em seguida, as cartas escolhidas são embaralhadas e cada jogador deverá adivinhar qual a carta correta, ou seja, qual foi a carta escolhida pelo primeiro jogador. À medida em que elas vão sendo expostas na mesa, o jogador que mais acertar as jogadas avança no tabuleiro até a vitória. Descrevendo deste modo, nos parece rápido e prático, mas só participando do Dixit que se entende a complexidade que é cada jogada.

Cada carta do baralho traz uma imagem única e a ideia é que o jogador descreva-a através de palavras, frases, músicas ou até mesmo sons. Como diz o slogan do jogo: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, pois todas as cartas possuem ilustrações que representam ideias subjetivas, múltiplas possibilidades, tornando difícil explicá-las com palavras exatas.

É muito curioso observar como cada pessoa se relaciona com as imagens. A mesma imagem para alguns gera desconforto, para outros desperta reflexões, alegria. E na hora de jogar as cartas na mesa é que conseguimos perceber como cada um vê de forma singular uma mesma ideia. Para que o outro participante descubra qual foi a carta correta, dentre as cartas expostas na mesa, baseando-se na descrição do jogador da rodada, em algum grau ele precisa ver como a mente do jogador funciona. Pois, simplesmente a sua percepção do que aquela imagem representa, não será igual a do outro.

Podemos entender melhor tomando como exemplo a imagem acima. Olhando para ela, como você a descreveria? Alguns podem sintetizá-la na ideia ‘Dúvida’. Já outros podem falar que representa ‘escolhas’, ou por que não, ‘oportunidades’? Todas as 3 ideias estão corretas e representam a ilustração muito bem, e aí está a grande sacada do Dixit. É muito mais do que chegar na melhor descrição, é se divertir a cada jogada com o que vier para você, e descobrir como são nossas percepções, as nuances da nossa psique, a nossa forma de enxergar tudo à nossa volta.

Carl Jung, e muitos outros estudiosos e filósofos, afirmam que a Natureza se utiliza de uma linguagem simbólica e que o Ser Humano também se expressa através de símbolos. Nossa forma de falar, de se vestir e de andar não são simplesmente formas, são símbolos que representam a nós mesmos, como estamos por dentro. Já viu que uma pessoa triste ou num estado depressivo caminha de forma totalmente diferente de uma pessoa alegre ou otimista? Já viu que muitos começam suas frases com um “Não posso”, “Não consigo”, enquanto outros dizem “Sim” para tudo? Nós somos símbolos de nós mesmos, e a forma como vemos os elementos à nossa volta refletem nossa forma de ver, compreender e viver a Vida em si.

As palavras que usamos para descrever as cartas do Dixit, não são usadas só como estratégias para vencer o jogo. Em algum grau nós as usamos porque enxergamos aquelas ideias ao olhar para aquelas imagens. Por isso o jogo traz tantos elementos subjetivos à tona, porque expressamos aquilo que está dentro de nós!

Se você já teve a oportunidade de participar de uma rodada de Dixit, com certeza notou como estas belas e coloridas cartas nos deixam intrigados. Se você não conhecia este jogo, recomendamos fazer o teste e participar de uma rodada! Você vai se impressionar com as imagens, com a dificuldade que temos em descrever algumas delas e com a descrição das mesmas por seus colegas de rodada. Garantimos que não se arrependerá, o perigo é não querer parar de jogar! O jogo começou, vamos ver o que você tem para nos dizer?

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
março 2024
STQQSSD
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.