Tempo de leitura: aproximadamente 4 minutos

Qual a melhor recompensa que podemos receber pelos nossos Esforços? O que nos deixa realmente Satisfeitos, o pagamento pelo nosso trabalho, ou a nossa consciência em Paz por saber que fizemos o nosso melhor? Quando deixamos de nos entregar por inteiro àquilo que nos cabe, nada parece ter um verdadeiro significado. Como também, não faz sentido exercer uma função, pensando apenas nas prováveis recompensas que poderemos ter através desse espaço que ocupamos.

Vemos no curta “Sem Problema” que o trabalho duro do condutor do “riquixá” (triciclo de tração humana usado para o transporte de passageiros, em quase toda a Ásia e em algumas partes da Europa), apesar de ser pesado, modesto e pouco rentável, no sentido financeiro, não deixa o nosso Simpático Indiano triste. Podemos perceber que a sua maior preocupação é a de honrar com o seu Compromisso, fazer o seu melhor e deixar os seus clientes Satisfeitos com a prestação dos seus serviços. Nem mesmo o irônico condutor do “tuc-tuc” (triciclo de tração motorizada), que age considerando o nosso Amigo apenas como mais um desqualificado concorrente para o seu negócio, consegue tirar a sua concentração, ou até a sua Paz. Sabe por que o nosso Amigo consegue seguir, mantendo-se Firme e Inabalável? Porque ele está Focado. 

É óbvio que todos nós podemos e devemos procurar progredir em todos os sentidos, e também na área profissional, para que possamos ter as conquistas materiais tão necessárias para a nossa Segurança, Conforto etc. Mas isso não significa, necessariamente, evoluir enquanto Ser Humano. Com o exemplo dado pelo personagem do curta “Sem problema”, vemos que todo o esforço que ele faz é no sentido de procurar superar os seus próprios limites. Todas as Recompensas necessárias, merecidas e justas, a qualquer trabalho, chegam para quem se dedica a ele. 

O trabalho não deve ser encarado apenas como uma maneira para se conseguir tais Recompensas, pois ele é uma verdadeira ferramenta para o nosso Autoconhecimento e Crescimento. Nossos limites físicos e psicológicos, além de nossa Tolerância, capacidade de Superação e Convivência, são colocados à prova, enquanto estamos na nossa labuta. O nosso Amigo Indiano consegue terminar os seus dias de trabalho em Paz, mesmo tendo que se superar fisicamente para poder realizar as suas missões. E ainda que ele não tenha ganhado tanto dinheiro quanto o seu concorrente, observemos que a sua Felicidade vem da sua realização pessoal. 

Todos nós temos deveres a serem cumpridos e nem sempre podemos agir, unicamente, pelo Prazer que a função propriamente dita pode nos dar. Na verdade, na grande maioria das vezes, temos que nos “sacrificar” em muitos aspectos para realizar as nossas tarefas.                                                          O segredo para fazer bem o que nos cabe, parece estar em não nos preocuparmos com o que pode vir depois, mas sim, agir pelo dever que nos Engrandece. Não nos compararmos a ninguém, não julgarmos ninguém e, principalmente, não nos acharmos incapazes de finalizar os nossos projetos com o Êxito esperado. Tudo isso nos dará a Força necessária para “resolvermos” o que for preciso. O Foco, a Gratidão e a plena Dedicação são o que nos fortalece.

Acredite que Você é bem mais forte do que imagina! Não dê importância ao que não lhe eleva e a quem não valoriza Você. Apenas observe para aprender com eles a não se tornar mais um igual a eles. Você não precisa disso. Respeite os seus desafios e os encare como uma oportunidade de Crescimento. Com Gratidão e Dedicação Você será capaz de superar todos os desafios, e irá se surpreender com os resultados dos seus Esforços. 

Ademais, não faça nada esperando por elogios ou pelo reconhecimento que Você acredita que merece ter. Acima disso tudo, busque agir com Dignidade e perceberá que tudo virá até Você, na medida certa e na hora certa. É claro que não devemos parar de tentar Crescer e Evoluir no mundo material, mas faça isso por Você, e não para tentar provar para ninguém que Você é capaz de alguma coisa. Prove para Você mesmo que é capaz de fazer o seu melhor em tudo que se propõem a fazer. Lembra do nosso Amigo Indiano? Ele dorme Feliz e em Paz, todas as noites, por saber que deu o melhor de si quando teve os seus serviços solicitados.

A Vida real também é assim: teremos o merecido sono dos Justos quando conseguirmos agir com Justiça, Humildade e Honestidade em tudo, principalmente, com nós mesmos. Não se lamente pela dureza da sua realidade, mas agradeça pelas oportunidades de Evolução Pessoal. Cresça com os seus desafios! Com eles, mude a sua realidade e siga em Paz, dando o seu melhor para tornar a sua Vida e o seu Mundo melhores. Lembre-se: Você é o que acredita ser!

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
março 2024
STQQSSD
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.