Lançado em 2019, “Push”, é um curta metragem de Trilina Mai, Max Khan e Khanh Bui, e que pode nos ensinar muito sobre a Vida, mais especificamente, sobre como podemos dividir as nossas experiências com a nossa prole para que  possam aprender com elas.

“Push” utiliza uma linguagem própria, mas que revela um dito popular que, por aqui, nós conhecemos muito bem: “Não dê o peixe, ensine a pescar.”  É muito importante para todos nós que somos pais, avós, educadores ou responsáveis, de uma maneira geral, sabermos que os nossos pupilos estão aprendendo e crescendo um pouco mais, a cada dia, e com isso, também estão ficando cada vez mais independentes. É certo que os primeiros “Push’s” são absolutamente necessários para que os seus movimentos também possam acontecer. Mas, como podemos ver no curta-metragem apresentado, não podemos ter a pretensão de querermos ser um constante “espelho” para os nossos discípulos, e muito menos acharmos que iremos estar por perto o tempo inteiro para decidirmos por eles. Em algum momento de suas Vidas, eles deverão fazer as suas próprias escolhas e tomar as suas próprias decisões. 

O que nos deixa preocupados é que fica cada vez mais claro, que isso tem acontecido mais rápido. Sempre nos parece cedo demais para nos acostumarmos com a ideia de que os nossos fofinhos, que desejamos ter eternamente debaixo de nossas asas, crescem tão rápido, mas eles crescem. Frente a esse fato, a nossa responsabilidade, que é de cuidar e ensinar o pouco que sabemos, está diretamente ligada à consciência que precisamos ter, de que a nossa verdadeira função é tentar prepará-los para a Vida, da melhor maneira possível.

Todos nós, algum dia, já precisamos que alguém segurasse as nossas mãos, quando estávamos tentando dar os nossos primeiros passos. Das tarefas mais simples até às decisões mais importantes de nossas Vidas, nós nunca deixamos de procurar, lá nos ensinamentos que tivemos dos nossos primeiros educadores, uma possível  resposta que pudesse nos orientar em algum momento de dúvida e indecisão. O que aprendemos na nossa infância é o que de fato iremos levar para o restante de nossas Vidas. É principalmente por isso que devemos estar atentos ao que é realmente importante ensinar para a nossa criançada.

É óbvio que é importante ensinarmos lições básicas, como tomar banho, se alimentar, calçar os próprios sapatos, pentear os cabelos, atravessar uma rua com segurança, e tantas outras pequenas tarefas e cuidados que os ajudarão a se tornarem adultos responsáveis e independentes. Mas, não podemos esquecer de estar batendo sempre na mesma tecla, para que eles possam aprender e, principalmente, entender que a verdadeira independência vem da Moral, do Respeito, da Ética e da Gratidão. Sem esses valores ninguém pode ser completo.

É de nossa inteira responsabilidade, tanto “Push” quanto “Pull”, a Vida dos nossos pequenos. Sabendo disso, devemos ter sempre em mente aquilo que nos diziam os que, um dia, nos empurraram e também nos puxaram: “É do pequeno que se faz o grande!” Ajudando a formar a personalidade dos nossos pequenos amados com Comprometimento, Responsabilidade e Respeito por eles, nós não só estaremos cumprindo com o nosso dever, mas principalmente estaremos quase que garantindo que eles não irão esquecer dos ensinamentos que, um dia, tentamos compartilhar. 

Isso fará não só com que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da Vida, mas que também possam ser pessoas melhores do que nós fomos. E assim, a cada geração, a Humanidade estará preparando os seus descendentes para que, além de receberem Cuidados, Carinho e Atenção, possam estar preparados para cuidar daqueles que, um dia, cuidaram deles. 

Pesquise sem sair da publicação

Artigos mês
fevereiro 2024
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Siga o nosso instagram

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, de acordo com a nossa Política de privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies.

Escute músicas enquanto navega em nosso site.